IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

As texturas ecológicas e sociais de Márcia Ganem

A estilista foi convidada pelo Soterópolis para assinar o figurino da apresentadora Luciana Accioly durante o mês de maio

Por Arlon Souza

A designer de moda Márcia Ganem

Em Salvador, a integração entre os artesãos e os projetos sociais com o trabalho dos designers de moda vem se tornando uma tendência. Nesse movimento, estão Márcia Ganem, Luciana Galeão, Valéria Kaveski, Gabriela Lisboa e outras profissionais dessa área. Os criadores investem em conceitos como sustentabilidade, tradições culturais e reciclagem.

Nesse caminho há mais de 15 anos, a estilista descobriu uma matéria-prima, para a confecção de suas peças de vestuário, que se tornou uma patente internacional nos Estados Unidos e alguns países da Europa: a fibra de poliamida. Muito utilizada pelo setor automobilístico, ela é utilizada na fabricação de airbags, calçados, carpetes e uma infinidade de sintéticos.

Outro material muito usado por Ganem é a gaze hidrófila, composto das ataduras, que imprime texturas e formas bem particulares às suas coleções. As peças de Ganem incluem ainda o artesanato produzido por projetos sociais e comunidades, a exemplo da renda de bilro produzida pelas rendeiras do município de Saubara, no Recôncavo Baiano. O resultado é uma moda que fortalece a sustentabilidade, a identidade cultural e a consciência ambiental.

Sinta as texturas e nuances da designer de moda Márcia Ganem no Soterópolis desta semana. Quinta-feira, às 22h. Reprise no domingo, às 18h.

Confira um dos últimos desfiles de Márcia Ganem, no Capital Fashion Week, em Brasília.

Desfile de Márcia Ganem no CFW em Brasília (2011)

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.