IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Juventude Viva chega à Bahia para se unir com políticas do Estado

Dj BrancoDa Sepromi

O plano Juventude Viva chega a 20 municípios do estado, priorizando os municípios onde a população negra se encontra mais vulnerável, com foco inicial na Região Metropolitana. Além de Salvador, serão atendidos jovens de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Simões Filho, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Camaçari, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Valença, Alagoinhas, Juazeiro, Paulo Afonso, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Dias D`Ávila, Candeias e Mata de São João. Até R$ 200 milhões em recursos federais pactuados poderão ser acessados para a implementação do plano na Bahia, com o objetivo de reduzir e prevenir a violência contra a juventude negra, priorizando os municípios que, em 2010, concentraram 70% dos homicídios de jovens negros entre 15 e 29 anos. Concebido pela Secretaria Nacional de Juventude, o plano inclui mais de 30 ações baseadas na educação, saúde, cultura e qualificação profissional para reduzir a exposição do jovem negro à violência.

No Estado, o plano está sendo articulado pelo Comitê Gestor do Juventude Viva, composto por membros das secretarias estaduais de Promoção de Igualdade Racial (SEPROMI), Pacto pela Vida, Relações Institucionais (SERIN), do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN).

O programa Juventude Viva é uma ferramenta que vem agregar a uma série de políticas públicas estaduais que já vêm sendo executadas no Estado baiano, como a aprovação do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e Contra a Intolerância Religiosa, o Centro de Referencia de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa Nelson Mandela, a Rede de Combate ao Racismo, o Pacto Pela Vida, Neojiba, Universidade para Todos, Semeando Ciências e o Prêmio Manuel Faustino. Portanto, a Bahia demonstra um diferencial, além de agregar os projetos do Governo Federal, vem com as suas próprias políticas de Estado, inclusive dando ao Comitê Gestor do Juventude Viva, a função de debater o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Juventude Negra e criar novos projetos e programas.

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.