IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Carnaval Pipoca celebra a diversidade da maior festa do planeta

Banda Didá – Foto: Divulgação

*Do Pelourinho Cultural

Promover a diversidade de ritmos e estilos e realizar um Carnaval sem cordas para o folião pipoca. Esses são objetivos principais do Programa Carnaval Pipoca da Secretaria de Cultura do Estado que, pelo segundo ano, traz atrações nacionais e internacionais para os circuitos da folia. Para isso, foram licitados quatro (04) trios elétricos da mais alta qualidade técnica para desfilar com atrações de 17 projetos escolhidos por curadoria e edital. Serão 20 saídas nos Circuito Dodô, Osmar e Batatinha.


A seleção dos 10 projetos via edital público foi realizada através de uma comissão que envolve a pesquisadora e antropóloga Goli Guerreiro, o músico e produtor Luis Pereira, o antropólogo Antonio Godi junto com os representantes do Conselho do Carnaval e da Secretaria da Cultura do Estado que aplicaram critérios como originalidade, contribuição do projeto para a diversidade da festa, notoriedade e presença de novos talentos.

Os projetos aprovados incluem atrações baianas e nacionais variando os estilos como samba, reggae, hip hop, rock, música eletrônica e contemporânea.

trio de Cacau do Pandeiro (DOM 14/02 -19h30 – Osmar) traz para o circuito Cacau do Pandeiro, Samba das Moças, Neto Bala, Ludmillah; o trio Terreiro Africantar (SAB 13/02 – 19h -saída da Rua Chile) traz Ana Paula Albuquerque, Banda Africantar e Fabiana Aleluia. O trio Elza Pede Passagem (SEX 12/02 – 22h30 – Dodô) tem a presença da diva do samba jazz brasileiro Elza Soares acompanhada de Sambatrônica e Marcela Bellas.

No trio Retrofolia (SEG 15/02 – 20h – Dodô), as atrações são a banda instrumental de surf music Retrofoguetes acompanhada pelo grupo La Pupuña (PA) e Julio Moreno. O rock and roll será representado pelo trio Carnivalha (SAB 13/02 – 20h – saída da Rua Chile) comandado pela banda Radiola e traz como convidadas as cantoras Pitty e Nancy Viegas. O ritmo reggae estará representado com o trio Trilogia do Reggae (SEG 15/02 – 16h30 – Dodô) que traz atrações como Dionorina, Gilsan, Jorge de Angélica, e o estilos hip-hop e dub estão representados no trio Sistema de Som Perambulante (TER 16/02 – 20h – Dodô) com Bnegão, Ministereopublico e MC Daganja.

trio Encontros Percussivos (TER 16/02 – 18h – Osmar) traz Mikael Mutti & Percussivo Mundo Novo, e atrações internacionais como EarthRise SoundSystem (NY), Davi Vieira (NY), DJ Daniel (Venezuela); no trio Guetto Tech (SEG 15/02 – 19h30 – OSMAR), atrações da nova música pop como Lucas Santanna, Mariella Santiago, Márcia Castro, DJ Bandido e DJ Mangaio. No trio Quilombolasoul (TER 16/02 – 16h30 – Dodô), as atrações serão Gerson King Combo, Samba Chula de São Braz, Dão, e DJ Bandido.

“Para a banda Radiola, a experiência de participar do Carnaval Pipoca em 2009 foi fantástica. Ano passado saímos com Lobão e esse ano vamos sair com Pitty e Nancy Viegas. O bacana de participar do projeto é que é um carnaval diferente. Tem espaço para todos os públicos e ritmos. Os nossos fãs participaram efetivamente do circuito e adoraram. Além de tudo, a estrutura do trio é de primeira qualidade, com equipamento de som muito bom, além de todas as regalias que os cantores da axé music tem”, afirma o baterista Alan Abreu da banda Radiola.

Para dar mais opção ao folião pipoca, a SecultBA selecionou através de curadoria sete projetos que irão desfilar nos circuitos Dodô e Osmar. Comemorando os 60 anos do trio elétrico, tema do Carnaval deste ano, a Secult repete a programação do Carnaval Pipoca 2009 com o trio Novos Baianos (DOM 14/02 – 20h – Dodô) trazendo Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes e Baby Consuelo.

Um dos principais destaques da curadoria é Luiz Caldas (SAB 13/02 – 22h – Dodô e DOM 14/02 – 17h – Osmar), considerado o pai da “Axé Music”, que vem no comando de um trio. Ainda em comemoração os 25 anos do estilo que exportou a imagem da Bahia para o mundo, o trioAxé anos 80 (SEX 12/02 – 21h30 – Dodô e TER 16/02 – 16h30 – Osmar) traz atrações como Márcia Short, Buk Jones, Sarajane, Virgílio. O trio Axé do Axé (SEX 12/02 – 21h – Osmar – saída da Rua Chile e SAB 13/02 – 15h30 – Dodô) traz Gerônimo, a participação do ícone da música popular do recôncavo, Matheus Aleluia, Aloísio Menezes, Portela, Mônica Sangalo.

A novidade fica a cargo do Micro Trio (SEG 15/02 – 17h – Osmar) que vem com duas atrações nacionais: Vânia Abreu e Chico César.

Dois projetos prestam homenagem a nomes importantes para a música baiana: o trio Tributo a Ramiro Musotto (DOM 14/02 – 16h30 – Dodô) presta homenagem ao músico argentino radicado na Bahia e falecido em 2009, com as atrações Baiana System, Bnegão, Afro Sudaka, última banda de Ramiro. Outro trio, Tributo a Neguinho do Samba (SEX 12/02 – 20h – saída da Rua Chile) vai prestar homenagem ao pai do samba-reggae, com as atrações Tonho Matéria, Didá, Anderson Souza e Mestre Jackson.

“Esses projetos são compostos por artistas e bandas que possuem total influência na difusão do carnaval”, afirma Edivaldo Bolagi, coordenador de ações para o Carnaval da SecultBA. A curadoria para escolher os projetos foi composta por Gilberto Monte, Edivaldo Bolagi, Ivana Souto, André Simões e Beto Barreto. “Com isso, pretendemos promover a diversidade artística no Carnaval e oferecer à população um espaço de diálogo entre formatos tradicionais e inovadores dentro da festa e agora também na prévia ou na ressaca do carnaval”, afirma Bolagi.

Carnaval nos bairros de Salvador
A SecultBA também efetua o pagamento de artistas selecionados para tocar nos palcos dos bairros e trios selecionados pelo Conselho de Carnaval, com recursos da ordem de R$1,5 milhão. Confira a programação nos bairros:

PERIPERI

Dia 13/02 SÁBADO

ABAFABANCA

MANO BROTHER

MARCIA SHORT

MARCIONILIO

Dia 14/02 DOMINGO

SOTAQUE BAIANO

VEVÉ CALAZANS

TOME VIANA

Dia 15/02 SEGUNDA

JACI LIMA

AFRO DETONA

ZÈ PAULO E BANDA

DAMMA

Dia 16/02 TERÇA

BANDA OLIVEIRA

MISSINHO

MAHATMA

SAM HOP

LIBERDADE

Dia 13/02 SÁBADO

BAIANIDADE

MORENOS Elvolventes

PAULO AXÉ

Dia 14/02 DOMINGO

TRIBO BAIANA

JÔ SANTANA

CARLINHOS CALDAS

DYSTORÇÃO

Dia 15/02 SEGUNDA

ZAVAN LIV

CIDA LIMA

A MULHERADA

Dia 16/02 TERÇA

ABAFUCASO

BUCK JONES

EDY VOX

CAJAZEIRAS

Dia 13/02 SÁBADO

CLAUDIA COSTA

TRIBU DA BAIA

VIRGILIO

GALERA DO MORRO

Dia 14/02 DOMINGO

MIXTURA

SARAJANE

XEXEU LINS

ALMA POPULAR

Dia 15/02 SEGUNDA

CARLOS PITA

POVO DE SANTO

BATIFUN

Dia 16/02 TERÇA

MAURICIO PEREZ

WIL CARVALHO

IMPROVISO LATINO

TEMPERO NAGÔ

ITAPUÃ

Dia 13/02 SÁBADO

ZELITO MIRANDA

TRIBO NA GANDAIA

BANDA ARRUMBA

ELETRICA

Dia 14/02 DOMINGO

ARTE NO DIQUE

NOEME BASTOS

ERICK MAZONI

RUA 15

Dia 15/02 SEGUNDA

ALEXANDRE LEÃO

CARLINHOS C.D. ÁGUAS

LUI MURITIBA

NEGO BOM

Dia 16/02 TERÇA

SILVINHA TORRES

BANDA INTER

TRITAN

FRED MENENDEZ

PAU DA LIMA

Dia 13/02 SÁBADO

LAURINHA

TÁ DE MAIS

BRANCO ARAUJO

KEBRA NAGOST

Dia 14/02 DOMINGO

DIRETO AO PONTO

LIA CHAVES

ESPELHART

Dia 15/02 SEGUNDA

RAS EDNALDO SÁ

DADOBRAZAVILLE

ZÉ DE TONHA

AZEVICHE

Dia 16/02 TERÇA

DIONORINA

DIUMBANDA

GRUPO JATOBÁ

AGNALDO SANTANA

PLATAFORMA

Dia 13/02 SÁBADO

REFLEXUS

TALLOWAHA

SALADA MISTA

TOMALIRA

Dia 14/02 DOMINGO

SALADEIRA

SINE CALMON

INTIMUS

Dia 15/02 SEGUNDA

PEDAÇO CADA UM

ZÉ HONORIO

JONH ROBERT

NOSSO RITMO

Dia 16/02 TERÇA

BANDA BROTHER

SIMPLES ASSIM

LEANDRO GUERRILHA

MISKUTA

GRADE PRAÇA DO SAMBA (Cruz Caída – Centro Histórico)

Sexta 12/02

GAL DO BECO

SAMBA DE ACENDER

JORGINHO COMANCHEIRO

COMPADRE WHASINGTON

Sábado 13/02

CACAU DO PANDEIRO

MOVIMENTO

VIOLA DE 12

KANGERÊ DE SINHÁ

Domingo 14/02

CIA JOÃO DE BARRO

MELODIA COSTA

TOTE GIRA

FUSCÃO E SAMBA

Segunda 15/02

JULIANA RIBEIRO

CHICO EVANGELISTA

JAKE E BANDA

FIRMINO DE ITAPUÃ

Terça 16/02

PAGOLEIROS

LUCI LAURA

ACADEMIA DO SAMBA

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.