IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

CCDC Lança Livro Sobre A Cobertura Da Violência Pela Mídia

Em terceira edição, evento discute a cobertura da violência nos meios de comunicação e como a mídia influência nas agressões no cotidiano das cidades, em especial atenção às mulheres.

Sob pretexto de liberdade de expressão e da guerra da audiência, muitas emissoras de TV de todo o país violam direitos constituídos de brasileiros diariamente. Cerca de 97% dos lares brasileiros têm ao menos um aparelho de TV e são influenciados positivamente e negativamente por programas de entretenimento, jornalísticos e publicitários.  Para discutir questões como essas, dia 26 de abril (sexta-feira), aconteceu o III Seminário Mídia e Direitos Humanos, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), em Ondina (Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina, Salvador).

Durante o evento, foi lançado o livro “A Construção da Violência na Televisão e em Jornais Impressos na Bahia”, editado pela Edufba (2013). Produzido pelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia, o livro trata-se de uma pesquisa que analisou a cobertura de dois veículos impressos, Massa! e Correio, e de dois programas televisivos, Na Mira (TV Aratu, afiliada do SBT) e Se Liga Bocão (TV Itapoan, afiliada da TV Record), no período de agosto de 2011 a janeiro de 2012. No evento também foram apresentados dados mais recentes de 2012 e 2013.

Pela manhã, foi constituída uma mesa redonda com mediação do Prof. Dr. Giovandro Ferreira, coordenador da Faculdade de Comunicação da UFBA. Estavam presentes o jornalista e membro da Rede Andi Brasil, Adriano Guerra; o Superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SUDH/ SJCDH), Ailton Ferreira; a editora do Jornal A Tarde, Cleidiana Ramos; 0 Defensor Público Federal, João Paulo Lordelo e o Deputado Federal Luiz Alberto.  No período da tardem realizadas for rodas de conversa com debate sobre a representação da mulher na mídia e a cobertura da violência contra a mulher. Mais informações sobre o seminário no site www.ccdc.org.br.

Observatório Mídia e Direitos Humanos – No esforço de pressionar os poderes públicos e as iniciativas privadas pelo fim de violações de direitos humanos na mídia e por maior qualidade de conteúdo, o Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia monitora e analisa, desde 2010, jornais impressos e programas televisivos na Bahia. O projeto é realizado através de uma parceria entre a CIPÓ – Comunicação Interativa, a Facom/UFBA e o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e tem financiamento da Fundação Ford.

O Observatório faz parte do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC), órgão suplementar da Faculdade de Comunicação da UFBA. Iniciado em junho de 2009, o CCDC foi criado para ampliar e tornar visível a pauta dos direitos humanos no estado. O Centro fortalece e articula a sociedade civil em torno dos direitos humanos e das políticas públicas de comunicação. Atua em duas frentes: (1) monitoramentos e análises sobre violação de direitos humanos por produtos midiáticos impressos e eletrônicos; e o encaminhamento dos dados e denúncias para movimentos sociais e órgãos competentes. (2) mobilização da sociedade civil – a partir da atuação em espaços de democracia participativa, como conselhos de direitos, redes, fóruns e grupos de trabalho – para incidir sobre o poder público na elaboração e implementação de políticas públicas de comunicação no estado.

MAIS INFORMAÇÕES:

– CIPÓ – COMUNICAÇÃO INTERATIVA

Contatos: Fernanda Pimenta – assessora de comunicação | Nilton Lopes – Coordenador do Núcleo de Mobilização (71 35034477/ 4480)

– Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social:
Contato: Clarissa Viana – representante do Intervozes (71 9239-2674/ 8846-6212)

– Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA)
Contato: Giovandro Ferreira –  coordenador da Faculdade de Comunicação (71 3283-6191)

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2022 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.