IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Governo e sociedade civil debatem Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra

Do portal Juventude

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realizam, nos dias 27 e 28 de novembro, o evento “Juventude Negra, Juventude Viva: Diálogos Governo e Sociedade Civil”, com o objetivo de apresentar o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra à sociedade civil. A cerimônia de abertura será no Salão Leste do Palácio do Planalto, na terça-feira (27), das 9h às 12h30, com a presença de representantes dos movimentos e entidades ligadas às agendas de juventude e igualdade racial.

A cerimônia terá a participação dos ministros Gilberto Carvalho (SG) e Luiza Bairros (SEPPIR); da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, do secretário-executivo da SEPPIR, Mário Theodoro, de outras autoridades do governo federal e do governo de Alagoas, onde a iniciativa começou a ser implementada no mês de setembro. O Plano Juventude Viva reúne programas e ações que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros às situações de violência e a garantia dos seus direitos.

O objetivo do encontro é fortalecer a participação social no Plano e definir os próximos passos de sua estratégia de implementação. Após a cerimônia de abertura, a reunião terá continuidade à tarde, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, quando os ministérios que integram o Juventude Viva apresentarão suas respectivas ações, algumas já em fase de implementação nas cidades alagoanas de Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca e União dos Palmares. Na manhã do dia 28, será realizada uma reunião específica para o diálogo com a sociedade civil no auditório da Seppir, localizado no térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios.

Campanha Publicitária – A Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral, lançará este mês uma campanha publicitária no estado de Alagoas. A campanha será composta por um filme para a tv, narrado pelo ator Darlan Cunha, spot de rádio e anúncio em revistas e jornais locais. O objetivo é sensibilizar a população e divulgar as ações e programas oferecidos pelo Juventude Viva, beneficiando o maior número possível de jovens nas cidades onde a iniciativa já foi implementada.

Prevenção – O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, criando oportunidades que garantam a inclusão social e a autonomia; a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídios. Outro eixo de atuação é o aprimoramento da atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos para a questão. O Plano começou a ser implementado em Alagoas em setembro deste ano e será expandido para outros cinco estados no primeiro semestre de 2013.

O Juventude Viva foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis; do movimento negro, de representantes do Hip Hop, de especialistas em segurança pública e pelos diálogos com atores governamentais, nas esferas federal, estaduais e municipais. A execução envolve, além da Secretaria-Geral, com a Secretaria Nacional de Juventude, e a SEPPIR, os ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte, em conjunto com os estados, municípios, sociedade civil, e prevê parcerias com Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outros parceiros.

 

Serviço
Cerimônia de Abertura do Evento: “Juventude Negra, Juventude Viva: Diálogos Governo e Sociedade Civil”
Local: Palácio do Planalto
Horário: 9h
Mais Informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria-Geral da Presidência da República
Telelefone: (61) 3411.1407

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.