Iniciativa conta com apoio do Governo da Bahia e será viabilizada por meio de convênio assinado nesta terça-feira (20), em Salvador.

Religiosas de matrizes africanas terão trajetória registrada em livro que será publicado na Bahia. A iniciativa é fruto de parceria entre o Governo da Bahia, através das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil e ONG Ação pela Cidadania. Para viabilizar a ação, um convênio será assinado nesta terça-feira (20), em evento realizado a partir das 8hs, no Dique do Tororó, em Salvador.

A publicação contará a história de 150 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo.  É uma valorização pela história de luta, ações empreendedoras e de resistência das religiosas, fundamentais para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas. O material destacará o esforço destas lideranças para manutenção das suas comunidades frente às diversas perseguições e invisibilidade histórica das mulheres do segmento.

Antes da assinatura do convênio, já por volta das 4hs, acontece a Alvorada dos Ojás, quando militantes do movimento negro envolverão diversas árvores do entorno do Dique do Tororó, com tecidos brancos utilizados nos rituais de candomblé. Os Ojás são elementos sagrados utilizados para indicar o axé e a força que alavanca o mundo através da natureza. O ato está sendo associado à série de atividades do “Novembro Negro” e ao período da mobilização dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Serviço:
O quê: Assinatura de convênio para publicação “Mulheres de Axé” / 5ª edição da Alvorada dos Ojás;
Quando: Terça-feira (20), a partir das 8hs;
Onde: Dique do Tororó – Salvador
(próximo ao estacionamento e restaurantes)

Contatos:
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Ascom – 71 3117-2818

Coletivo de Entidades Negras (CEN)

Coordenação estadual – Marcos Rezende 71 9225-9992

Tags: , , , , , , , , , , , ,

11 Comentários para “Publicação baiana “Mulheres de Axé” destacará trabalho de religiosas de matrizes africanas”

1. Pretta disse:

Boa noite, onde posso comprar um livro: Mulheres do Axé??
    Obrigado!

2. Pretta disse:

Corrigindo: Mulheres de Axé

3. monica disse:

Pelo amor de Deus!!!! Quero um, onde posso conseguir???

4. jose disse:

onde posso comprar um exemplar do livro mulheres de axe?

5. Maria Palmira Lopes disse:

Olá amigos,

Estarei em Salvador de 25 a 30 de setembro e gostaria de adquirir o livro em questão.Aonde posso encontrar?
    Ficarei agradecida com a resposta.
    Obrigada e muito asé
    Palmira Lopes

6. Carlos Eduardo Sena disse:

Onde posso adquirir o livro Mulheres de Axe

7. DALMO SOUZA DA ENCARNACAO disse:

Pelo que vejo ,todos querem adquirir o livro também quero saber onde compra-lo

8. AGENOR BOAVENTURA JR. disse:

QUAL A LIVRARIA QUE ESTA VENDENDO O LIVRO ( MULHERES DO AXÉ) GOSTARIA MUITO DE COMPRA-LO, JÁ ESTIVE NAS LIVRARIAS SARAIVA E CULTURA NÃO ENCONTREI, QUAL A FORMA DE COMPORAR O LIVRO?
    AGUARDO CONTATO
    AGENOR BOAVENTURA JR.

9. Meu Kolofé a todos! Vcs estão de parabéns!! Temos amigos, zeladores e líderes sindicais que desejam adquirir esse maravilhoso livro. Como podemos parcerizar este lançamento aqui na região dos lagos e possivelmente comprar em atacado. Beijos … mais uma vez meus parabéns a todos!!

10. Renata disse:

Onde posso comprar??? Já procurei pelas livrarias Cultura e Saraiva e não tem.

11. IARA DE JESUS disse:

Gostaria de comprar este livro, como posso comprá-lo?