IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Beirú discute comunicação, linguagens e a luta antiracista

O bairro também recebe neste sábado, 28, a montagem da primeira mostra fotográfica a céu aberto sobre o bairro do Beirú

Comunicação, Linguagens e a Luta Antiracista”, este é o tema do seminário que será realizado no próximo sábado, 28, no bairro do Beirú, em Salvador, e terá ainda como marca o lançamento da primeira exposição fotográfica a céu aberto sobre o bairro. Ambas as atividades fazem parte do projeto “Oficina Permanente de Jornalismo do Jornal do Beirú: memória e história afrodescendente”, realizado por uma equipe de jovens educadores de diferentes profissões, como jornalistas, fisioterapeuta e psicólogo.

Logo cedo, das 5h às 9h da manhã deste sábado, serão montadas cerca de 50 imagens. Os(as) fotografados(as) são religiosos, artistas e lideranças comunitárias, que moram no bairro Beirú. As imagens que compõem o acervo da mostra fotográfica “Atravessando Fronteiras: o cotidiano do Beirú, com identidades, saberes e olhares”, foram produzidas por 20 jovens, que participaram das duas últimas edições do Jornal do Beirú. Desta vez, o projeto tem financiamento da Fundação Pedro Calmon e do Fundo de Fomento à Cultura do Estado da Bahia.

A realização da mostra fotográfica no Beirú trata-se de uma intervenção artística é uma realização do projeto Jornal doBeirú em parceria com a equipe do Inside Out Project e o fotógrafo carioca, Maurício Hora. As fotografias da mostra foram produzidas por 20 jovens, com idade entre 12 e 19 anos, que participaram do projeto Jornal do Beirú.

A partir das 14h às 20h, inicia o seminário “Comunicação, Linguagens e a Luta Antiracista”. A mesa de debate terá a presença da cientista social, Vilma Reis e da jornalista e pesquisadora, Márcia Guena. Durante o seminário, a proposta é discutir e pensar as diferentes formas de mídias e em quais aspectos influenciam na vida dos(as) cidadãos e cidadãs.

Outro objetivo é fomentar novos conceitos para a construção de mídias comunitárias, antiracistas e, sobretudo, pela democratização dos meios de comunicação. Logo após o debate será entregue o certificado para os(as) jovens que participaram das duas últimas edições (10ª e 11ª) do Jornal do Beirú. O encerramento do seminário será por conta do Coletivo Dendê Dub e a R.B.F (Rapaziada da Baixa Fria), com ritmo, poesia e música.

 

SERVIÇO
O quê: Seminário “Comunicação, Linguagens e a Luta Antiracista”; lançamento da primeira mostra fotográfica a céu aberto sobre o Beirú.
Onde: Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, Rua Paraíba, 1.389, final de linha de ônibus do bairro Beirú/Tancredo Neves – Salvador, Bahia.
Quando: 28 de janeiro de 2012 – sábado.
Horário: 14h às 20h
Contatos: 071 9279-6135 (Vilma Neres – assessoria de comunicação)
Acessehttp://jornaldobeiru.com/
Facebookhttp://facebook.com/projetojornaldobeiru

 

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.