IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Educação está fora da pauta de urgência do Congresso Nacional

Dos 20 projetos urgentes que abrirão a votação do Congresso Nacional na semana que vem, nenhum inclui o tema educação.

Há 13 propostas de iniciativa do Executivo fazendo segunda época, entre as quais o Plano Nacional de Educação II, a Lei de Responsabilidade Civil Educacional (do ministro Fernando Haddad, que prevê punição para quem não investir corretamente em educação) e o Novo Piso do Professor.

Muitos projetos sofrem sabatina na Comissão de Educação e Cultura (CEC), que também dá parecer sobre parcerias culturais com outros países, como Burkina-Faso, ou mudança de data de feriado.


Provavelmente, poucos brasileiros sabem que Burkina-Faso é um país muito pobre, com 13 milhões de habitantes, que ocupa 274 mil quilômetros quadrados na África.

Certamente, muitos estudantes brasileiros também ficarão sem saber isso e muito mais, se a prioridade que nossos caros (no sentido afetuoso e financeiro) parlamentares dedicam ao ensino no país continuar sendo essa.

A população poderia aplicar um Enem periodicamente em toda a classe política, dos vereadores à presidente da República, com base nas promessas de campanha que, invariavelmente, elegem a educação como um dos principais problemas a ser enfrentados, bem como o salário dos professores e seu aperfeiçoamento profissional, a melhoria das instalações dos estabelecimentos de ensino público e o aumento de sua oferta.

A tomar por base o que os nobres parlamentares vão discutir a partir da próxima semana, conclui-se que o Brasil continuará, por muito tempo, tendo problemas para capacitar sua mão de obra, que continuará semianalfabetizada, com poucas chances de acompanhar a velocidade do desenvolvimento econômico pelo qual passa o país.

Fonte: Brasil Econômico

Tags: ,

2 Comentários para “Educação está fora da pauta de urgência do Congresso Nacional”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Dj Branco, O Rap Informa. O Rap Informa said: .@EvolucaoHipHop Educação está fora da pauta de urgência do Congresso Nacional http://bit.ly/eHv0hB #ORapInforma […]

  2. Maria Luiza Cruz disse:

    A educação esta longe das prioridades dos nossos governantes infelismente.Els ganham com o caos.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.