IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Projeto do Ibase dissemina experiências em economia solidária em cartilha e vídeo

O Ibase trabalha para a formação em Economia Solidária de trabalhadores(as) de todo o Brasil. O projeto “Implementação de Estratégia Nacional de Formação em Economia Solidária”, realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e a Cáritas Brasileira, com patrocínio da Petrobras, compreendeu a produção de quatro cartilhas e um vídeo de forma participativa, refletindo questões práticas das atividades em Economia Solidária.

“O nosso projeto é inovador porque é muito participativo, baseado em experiências concretas de Economia Solidária no Brasil, como, por exemplo, a Justa Trama, uma cadeia produtiva de algodão orgânico. Propomos uma formação que permita aos trabalhadores enxergar sua própria atividade de uma maneira nova e mais integrada a outros empreendimentos e ao território”, afirma Eugênia Motta, pesquisadora do Ibase.


A ideia do projeto partiu da possibilidade de apoiar os Centros de Formação de Economia Solidária (CFES), um para cada uma das cinco regiões do país e um nacional, na produção de material com conteúdo sobre redes e cadeias solidárias. A ideia foi reforçada pelo envolvimento do Ibase com o desenvolvimento do Cirandas, um sistema na internet de integração da Economia Solidária (http://cirandas.net/)

Em produção
Em setembro, quatro CFES (Nordeste, Sul, Sudeste, Centro Oeste) e consultores de instituições colaboradoras — responsáveis por levantamentos de experiências em Economia Solidária pelo Brasil — se reuniram no Ibase para a definição do conteúdo e do formato das cartilhas que serão utilizadas em oficinas regionais de formação em Economia Solidária.

O material audiovisual está sendo produzido em parceria com o Raízes em Movimento, grupo sociocultural que atua no Complexo do Alemão, potencializando o capital social da região. As imagens estão sendo capturadas por trabalhadores dos empreendimentos econômicos da região — que participam do projeto “Adubando Raízes Locais”, tocado pelo Raízes com patrocínio da Petrobras. O audiovisual será utilizado como instrumento provocativo nas oficinas regionais de formação.

Fonte: Ibase

Tags: , ,

3 Comentários para “Projeto do Ibase dissemina experiências em economia solidária em cartilha e vídeo”

  1. […] Projeto do Ibase dissemina experiências em economia solidária em … […]

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Dj Branco. Dj Branco said: Projeto do Ibase dissemina experiências em economia solidária em cartilha e vídeo http://bit.ly/g4wy0P […]

  3. Maria disse:

    as proposta de oficinas de formação serão levadas aos GTs de Formação dos Foruns Estaduais,como fez o CFES?
    Oque o CFES produziu até o momento será agrupado nesse projeto do IBASE?

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.