IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Lançamento do livro “Estética Afirmativa: Corpo Negro e Educação Física”

Pesquisa de um grupo de estudantes de escola pública com foco na corporeidade negra

Em virtude da passagem pela comemoração do mês da Consciência Negra, o Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio Amaricanos | CEPAIA irá promover no dia 03 de Dezembro de 2010, às 19h, o lançamento do livro “Estética Afirmativa Corpo Negro e Educação Física”, da autora Ivy Mattos. O livro aborda pesquisa de um grupo de estudantes de escola pública, cujo foco está na relação entre ensino da Educação Física e a corporeidade negra. Sendo a Educação Física a disciplina escolar que trata do corpo, isso nos levou a pensar que, da forma como ela vem sendo ministrada, provavelmente não contempla a corporeidade negra. A pesquisa empírica foi desenvolvida sob uma perspectiva multirreferencial em cinco escolas públicas da cidade de Salvador.  Este trabalho aponta que existe um desconhecimento por parte dos professores sobre as especificidades da cultura negra que envolve estudantes negros, maioria nas escolas públicas, o que os leva ao distanciamento da disciplina. Outro dado importante é a afirmação da negritude pelos estudantes que dialogam com as múltiplas identidades ao desenvolverem uma estética híbrida, em que a cor negra é um atributo de beleza. Is resultados dessa pesquisa indicam que a disciplina de Educação Física deve ser potencializada para contribuir efetivamente com a implementação da Lei 10639/03.


Sobre a autora

Ivanilde Guedes de Mattos (Ivy Mattos), Doutoranda e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB; Pós-Graduação em Metodologia do ensino da Educação Física e Esporte pela UNEB; Licenciada em Ed. Física pela Universidade Católica do Salvador/UCSAL. Atualmente professora do curso de Licenciatura em Ed. Física na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS; Vice- Líder do Grupo de Pesquisa Firmina (CNPq): Pós Colonialidade, Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas/UNEB, sediado no Centro de Estudos dos Povos- Afro- Índio-Americanos/CEPAIA, atua como coordenadora de área da Pesquisa apoiada pelo CNPq sobre os Egressos do Sistema de Cotas da UNEB. Desenvolve pesquisa e trabalhos correlatos nos temas: Juventude Negra, Cultura, Educação, Corpo e Educação Física, Ações Afirmativas, Formação de professores com ênfase na Lei 10639/03 na perspectiva da Recreação, Corporeidade, Ludicidade e descolonização do pensamento. Consultora em projetos de formação e extensão voltados para os estudos africanos, educação e relações raciais. Objeto de pesquisa de doutoramento: Musicalidade Negra e Currículo.


|SERVIÇO|
O que: Lançamento do livro “Estética Afirmativa: Corpo Negro e Educação Física” Autora: Ivy Mattos
Quando Dia 03 de Dezembro de 2010, Sexta-feira
Onde Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio Americanos | CEPAIA , Largo do Carmo, Nº 04 (Térreo) – Centro Histórico
Telefone (71) 32410787 | 32410811
Horário 19:00h
Preço R$ 12,00
Editora EDUNEB
Páginas 14

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Janaina Costa – divulgacaojanainacosta@gmail.com
(71) 88329352 | 32410787 (0811)

Tags: , ,

3 Comentários para “Lançamento do livro “Estética Afirmativa: Corpo Negro e Educação Física””

  1. alexandre cezar disse:

    OLá, gostei do seu trabalho parabéns…

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Ramon Alcântara and Dj Branco, O Rap Informa. O Rap Informa said: .@EvolucaoHipHop Lançamento do livro “Estética Afirmativa: Corpo Negro e Educação Física” http://bit.ly/ibtgHa #ORapInforma […]

  3. fabio bispo disse:

    ola prf. ivy o seu livro e a minha cara adorei

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.