IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

UFBA abre inscrições para curso de formação para ativistas e movimentos sociais

Inscrições abertasDe 2 a 15 de janeiro/21 estarão abertas as inscrições para o curso em Comunicação, Política, Cultura e Sociedade, a ser oferecido de março a novembro pelo Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia.

Totalmente de graça, as inscrições dar-se-ão exclusivamente pelo e-mail ocupaceao@gmail.com Informações gerais, de como efetivar as inscrições e documentos necessários a ser anexados já estão disponíveis no site http://permanecermiltonsantos.blogspot.com/

Trata-se de um curso teórico e prático de capacitação, voltado prioritariamente a ativistas de movimentos sociais, movimentos negros e formadores de opinião.


As aulas, por plataformas virtuais, vão de março a novembro de 2021, com emissão de certificado emitido pela UFBA aos concluintes.

Está sendo oferecido um total de 100 vagas.

Dessas, até 65 devem ser preenchidas por candidatos diretamente indicados por entidades dos movimentos sociais, associações de bairro e de classe, sindicatos etc. As demais 35 vagas estão disponíveis para qualquer pessoa interessada, não afiliada a qualquer organização.

Os selecionados podem atuar em entidades sociais e dos movimentos negros, indígenas, de defesa dos direitos humanos, de qualquer município dos 26 Estados e Distrito Federal, incluindo zonas rurais. Desde que tenham acesso às plataformas online via internet, já que as aulas serão ao vivo (terças e quintas-feiras à noite e sábados pela manhã).

É critério de seleção que os candidatos possuam ao menos nível médio de escolaridade. Isso porque o conteúdo teórico envolve textos e autores de Política, Comunicação, Sociologias, Culturas – além do conteúdo prático na produção de jornais, programas de rádio, produção de vídeo e podcasts.

O objetivo é fortalecer as organizações sociais no entendimento da relação entre Comunicação e Política e da política de comunicação no Brasil e no mundo. Levando os estudantes a munirse de instrumentos críticos para produção de mídias alternativas.

A proposta do curso foi aprovada em Edital para apoio ao Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais. Insere-se no Projeto Ocupa Ceao!, coordenador pelo jornalista e professor Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA.

Informações adicionais pelo WhatsApp 55 71 9 9163-3719

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.