IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Terreiros de Candomblé fazem caminhada pelo fim do ódio religioso

Foto - Fafá Araújo

Foto – Fafá Araújo

As comunidades religiosas de matriz africana do Engenho Velho da Federação convidam toda a sociedade para a XV Caminhada pelo fim da Violência e do Ódio Religioso e pela Paz, que será realizada nesta sexta-feira, dia 15 de novembro de 2019. A concentração é a partir das 13h, no busto de Mãe Runhó, localizado no final de linha do Engenho Velho da Federação.

O objetivo da caminhada é reunir adeptos das mais diversas religiões para pedir o fim das perseguições às religiões de matriz africana, como Candomblé e Umbanda, que são vítimas cotidianamente do racismo religioso, mesmo em um bairro (e em uma cidade) historicamente ocupado por essas religiões.


A  “Caminhada pelo fim da Violência e do Ódio Religioso e pela Paz” percorre a rua principal do bairro do Engenho Velho da Federação (Rua Apolinário Santana), e da Federação (Avenida Cardeal da Silva) em direção à Vasco da Gama, retornando ao ponto de saída: o busto de Mãe Runhó no fim de linha do Engenho Velho da Federação.

Com cânticos e toques sagrados, por onde passa a caminhada leva a mensagem de paz, união e respeito religioso, sendo saudada pela comunidade e por terreiros que ficam no trajeto como o Gantois, a Casa Branca, o terreiro Oxumaré e o terreiro do Bogum, entre outras comunidades religiosas que resistem ao preconceito e à intolerância para professar sua fé.

SERVIÇO
XV Caminhada pelo fim da Violência e do Ódio Religioso e pela Paz
Realizada pelos terreiros do Engenho Velho da Federação
Dia 15 de novembro (sexta-feira), a partir das 13h
Concentração: Busto de Mãe Runhó, fim de linha do Engenho Velho da Federação
Informações para Imprensa: 71. 98873-7047 (André Santana)

Tags: ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.