Juliana Ribeiro lança Clipe de “Preta Brasileira”

Preta Brasileira

Evento multiartístico será realizado na Saladearte Cinema do Museu

No embalo da semana de comemorações pelo “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e caribenha, (25/07), a artista Juliana Ribeiro lança, no próximo dia 21 de julho, às 19h30, o seu clipe “Preta Brasileira”, que será exibido em primeira mão em evento multiartístico, na Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitoria, com duas sessões de exibições e uma programação que inclui sarau e depoimentos

Para o evento, as dez participantes do projeto audiovisual serão convidadas a contar suas experiências com o clipe, que tem como tema o cotidiano da mulher negra brasileira. Após a exibição, haverá bate papo a partir dos testemunhos e, após uma segunda exibição, pocket show na área externa com participações de improviso em formato de sarau. O café da Saladearte estará funcionando com cardápio especial.

O projeto do clipe “Preta Brasileira” nasceu do convite do diretor de audiovisual Fábio Vaz e da jornalista e produtora Renata Menezes, sendo pensado a partir de nove mulheres e uma criança, todas negras, mestiças, brasileiras e que passam pelas mesmas questões abordadas na letra da canção. Participaram da gravação mulheres fortes e atuantes como Olívia Santana, Luciana Embilina, Sueide Kintê, Adriana Quintanilo, Desembargadora Luislinda Valois, Flávia Botelho, Hávata West, Sofia Matos (9 anos), Samira Soares e a fã da compositora, Larissa Ferreira, ganhadora do concurso para participar do clipe.

“Em 2015, recebi o convite de Fábio e Renata, que chegaram com a proposta de um clipe de arte, e não só promoção de música, a fim de explorar as diversas possibilidades do audiovisual. O show já havia sido lançado, mas foi a partir desse impulso que a musica foi gravada também com esta finalidade”, conta Juliana.

A canção “Preta Brasileira” fala da mulher negra brasileira e todas suas questões cotidianas, tudo com irreverência e sarcasmo, tendo como inspiração a vivência da própria artista. “Inclui as cantadas machistas, o racismo diário na loja do shopping, e a dificuldade em tirar um simples passaporte sem passar pelo preconceito. Após participar do filme Go Go Brazil, de Spyke Lee, sonhei com a música inteira”, conta a artista.

O clipe conta com apoio fotográfico de Sidney Rocharte e foi gravado no estúdio do Coletivo Ousar, que fica no bairro do Santo Antonio Além do Carmo. Quem levar um pendrive poderá ter o clipe gravado no dia do lançamento. No dia seguinte, o musical também estará disponível nas redes sociais de Juliana Ribeiro.

Mais Juliana

Juliana Ribeiro é uma artista expoente no cenário da música brasileira. Dona de uma aplaudida performance de palco e admirada pela bela voz, Juliana também é compositora e surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba. Por ela, a origem do samba é narrada através da própria música.

Em “Na Batucada da Vida, seu mais recente show, ao lado do pianista clássico e diretor teatral Fernando Marinho, Juliana faz uma bela homenagem à obra de Ary Barroso, assumindo o pandeiro e se notabilizando como uma grande intérprete.O show acaba de passar pelo Rio de Janeiro, onde foi muito bem aceito e levou Juliana a participar do Programa Sem Censura da TV Brasil em que foi entrevistada por Leda Nagle.

Serviço:
O quê: Lançamento do clipe “Preta Brasileira”, de Juliana Ribeiro