IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Impactos da crise nas políticas culturais serão discutidos em Juazeiro

Foto: Michele Luz / divulgação

Foto: Michele Luz / divulgação

Os impactos da crise econômica e política na gestão da Cultura serão discutidos no próximo dia 16 de junho, em Juazeiro, no Centro de Cultura João Gilberto. O evento será uma Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura, com objetivo de reunir agentes culturais de três territórios de identidade cultural: Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru e Itaparica, que, juntos, reúnem 25 municípios da região Norte da Bahia. Na pauta da Sessão Plenária estão ainda questões ligadas ao fortalecimento do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura. A entrada é gratuita.

Pela manhã, o evento terá início às 9 horas e contará com a presença de dois palestrantes: o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). No turno da tarde, a partir das 14 horas, integrantes do Conselho Estadual de Cultura se reúnem para debater os sistemas de cultura no âmbito estadual e municipal, com discursos focados na importância de fortalecer as políticas culturais no interior da Bahia.


“A intenção é aproximar cada vez mais a sociedade civil dos debates que promovemos no Conselho de Cultura. Os agentes culturais terão espaço para expressar seus anseios e críticas diante do atual cenário que atinge as políticas culturais no país”, assinalou o presidente do órgão, Márcio Ângelo Ribeiro. Na ocasião, é previsto que representantes dos principais órgãos da gestão da Cultura estejam presentes, como a Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), além de instituições como o Ministério Público e Assembleia Legislativa.

PALESTRAS – Uma das participações é a do gestor cultural Pedro Vasconcellos, ex-diretor de políticas culturais do Ministério da Cultura (MinC). Intitulada “Políticas culturais em tempo de exceção: o que muda após a ruptura democrática”, sua palestra terá o objetivo de apresentar um histórico das políticas culturais no Brasil nos últimos 13 anos, além de confrontar com o projeto de nação simbolizado pelo presidente interino Michel Temer.

“A Bahia é um estado constitutivo da cultura e da identidade nacional. A reflexão sobre o Brasil que construímos até aqui e o que pode ser desconstruído agora, é um debate estratégico para toda a sociedade brasileira, especialmente para nós fazedores de cultura”, comentou Vasconcellos.

O gestor cultural assinalou a importância de iniciativas que mostram o poder da sociedade civil por meio de órgãos como o Conselho Estadual de Cultura. “As instâncias de participação social refletem a diversidade do tecido social em diversas áreas do conhecimento. Quanto mais aprofundamos as reflexões com elas, mais apurado fica o olhar desses agentes para enfrentar os desafios do nosso complexo momento político e da sociedade brasileira atual”, finalizou.

O evento é uma parceria com o Centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural gerido pela Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), com apoio do prefeito Isaac Carvalho, da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) e do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro.


SERVIÇO

O que: Sessão Plenária do Conselho Estadual de Cultura
Onde:
Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, na Rua José Petitinga, s/n.
Quando:
16 de junho, em dois turnos (9h às 12h e das 14h às 18h)
Entrada gratuita

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.