IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de janeiro de 2021

jan
30

Iniciativa premiará textos de jovens negros

Postado por DjBranco

Concurso de PoesiaDemocratizar o acesso aos recursos da Lei de Emergência Cultural (Lei Aldir Blanc) e promover o acesso ao mercado editorial. Esses são os principais fundamentos do Projeto Por Essas Linhas de Cá. Através de edital, a iniciativa irá premiar com um valor de R$ 200,00 até 70 textos de jovens negras e negros de comunidades periféricas de qualquer cidade da Bahia. Os textos premiados comporão um livro coletivo a ser publicado em formato impresso e digital.

Para se inscrever a pessoa deve ter entre 18 e 29 anos, autodeclarar-se negro/a, não ter livro autoral publicado até a data de início das inscrições, ser autor ou autora do texto inscrito e pertencer a qualquer comunidade periférica do estado da Bahia, conforme princípios dispostos no edital. Cada pessoa poderá inscrever até 5 textos diferentes de poesia, conto ou crônica, com até 5 mil caracteres cada obra.

(mais…)

jan
27

Casa Branca, Gantois e Ilê Opô Afonjá encerram a série Àgbára Dúdú – Narrativas Negras

Postado por DjBranco

IMG-20210127-WA0305A série é propõe um mergulho na cultura afro-brasileira a partir da trajetória de treze importantes sacerdotes e seus terreiros. Àgbára Dúdú foi construída pelo povo de axé dentro das casas de candomblé, polos culturais fundamentais na formação da sociedade brasileira. O egbé, a comunidade-terreiro é o fio condutor da narrativa. Através das memórias, visões de mundo e enunciados apresentados pelos filhos de santo, tecem-se as narrativas da série.

São histórias de luta e defesa dos terreiros de candomblé como potentes espaços de construção política, identitária, de cidadania, acima de tudo, de humanidades e ancestralidades. Esses espaços sobrevivem diante da nuvem tenebrosa instalada no Brasil, que se disfarça de cristianismo, e extermina diferenças em nome de um suposto Deus. Por isso, Agbára Dúdú não é (só) uma série. É uma continuidade afetiva e política.

(mais…)

jan
23

Show Obinrin faz homenagem ao sagrado feminino e mulheres que se expressam através do espaço fonográfico

Postado por DjBranco

20210123_163408Com participação do ex-Tincoãs, Mateus Aleluia e do multi instrumentista Alex Mesquita, a cantora, compositora e intérprete baiana Rebeca Tárique realiza o show Obinrin, no dia 2 de fevereiro, às 20h, em seu canal do YouTube, com repertório que faz homenagem às mulheres e ao sagrado feminino.

“É um show para homenagear as mulheres que estão utilizando a música como um instrumento potencializador da luta das minorias. E, é nesta luta, que se forma a minha identidade enquanto mulher, enquanto cantora, enquanto Rebeca”, ressalta a artista.

Neste ano, o show será propositalmente realizado no dia 2 de fevereiro, também como homenagem à orixá Iemanjá, que, nos cultos de Candomblé e Umbanda, é uma das representações do feminino e da figura materna. “Continuamos em uma resistência pela vida e pela sanidade. Temos Yemonjá que tem como representação uma grande mãe, dona de todas as cabeças, de todos os Oris. Tendo a arte como um instrumento que salva, eu resolvi fazer essa junção reverenciando aquela que está cuidando da nossa sanidade mental”, afirma Rebeca.

(mais…)

jan
23

Nouve e Fábio de Santana no Evolução Hip-Hop deste sábado (23)

Postado por DjBranco

Nouve e Fabio de Santana

Sabadou na Bahia e hoje é dia de programa Evolução Hip-Hop às 17h, na Rádio Educadora FM – 107.5, com sonoras do produtor cultural e rapper Nouve, e do ator do Bando de Teatro Olodum e produtor cultural Fábio de Santana.

Além tocar o melhor da música Rap o quadro CMA Hip-Hop Informa traz uma vasta agenda sobre eventos on-line que estão acontecendo neste momento de pandemia.

No set list músicas do Nouve, Nessâ, Mykael Lucas e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, com apoio da Rádio Educadora FM 107.5 e o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#FiqueEmCasa #HipHopComVida

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

jan
23

Evento de Skate estreia no formato online para todo o estado

Postado por DjBranco

Desafio Skate em Casa‘Desafio Skate em Casa’ é o primeiro evento de skate 100% online e gratuito da Bahia. As inscrições estão abertas e vão até o dia 28 de janeiro

Diante dos (muitos) meses de impossibilidade de realizar edições presenciais de campeonatos e projetos de lazer, o Desafio Skate em Casa surge como alternativa para movimentar a cena e estimular os praticantes de todas as idades, gêneros e municípios baianos a se encontrarem através de um evento 100% online.

O formato híbrido do Desafio propõe que o praticante grave um vídeo realizando uma linha com até duas manobras na modalidade street. O vídeo pode ser gravado na rua, no quintal de casa ou em qualquer outro ambiente onde o/a skatista circule entre obstáculos. Na hora de decidir o lugar, a criatividade é o mais importante! Entre as exigências, estão o cumprimento das normas de biossegurança definidas pelo município e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

(mais…)

jan
23

ARETÉ – TEMPO DE FESTA: Cabokaji, Mayale Pitanga e Sergio Akueran se apresentam neste sábado (23)

Postado por DjBranco

MAYALEA programação on-line segue até o mês de abril, na Casa Preta Espaço de Cultura

Em comemoração aos seis anos de atividade do Aldeia Coletivo, os artistas Cabokaji, Mayale Pitanga e Sérgio Akueran se apresentam num Live/Show, neste sábado (23), a partir das 18h, na Casa Preta Espaço de Cultura, na primeira edição do Projeto Areté – Tempo de Festa. O objetivo da celebração é posicionar a produção e pesquisa afro-ameríndia do coletivo através de Shows e Oficinas.

(mais…)

jan
21

Inscrições abertas para a 5ª edição do Festival de Teatro do Subúrbio

Postado por DjBranco
Foto: Mila Souza

Foto: Mila Souza

A Múltipla – Ideias e Ações Culturais e o Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio anunciam a convocatória para seleção de espetáculos teatrais para compor a programação do Festival de Teatro do Subúrbio – FTS / Ano 5; este ano em formato 100% virtual por conta da pandemia. O Festival vai selecionar espetáculo teatral profissional e amador, de grupos, companhias e/ou artistas sediados e/ou oriundos dos subúrbios e periferias de todo Brasil. Inscrições serão gratuitas por meio do preenchimento de formulário online (www.coletivodeprodutores.com.br) de 18 de janeiro a 15 de fevereiro de 2021.

(mais…)

jan
20

Bairro de Cajazeiras estreia Festival de cultura Hip Hop

Postado por DjBranco

Festival de Hip Hop de Cajacity 2021O Festival Cajacity 2021 acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro totalmente online e gratuito com shows, break dance, batalha de MCs e formações artísticas

Em Live, artistas da cultura de rua do bairro de Cajazeiras, em Salvador, são protagonistas de um ciclo de apresentações e formações gratuitas no Festival de Hip Hop de Cajacity 2021, o FCMMXX1. De 20 a 24 de janeiro, um dos maiores complexos de bairros da capital baiana se torna celebração da cultura Hip Hop. Online, o festival será transmitido pelo canal do selo Respire Arte no YouTube https://www.youtube.com/user/NouveOficial , e Rap Nacional TV na página do Facebook https://www.facebook.com/rapnacionaltv .

Contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundo da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, o FCMMXX1 é ferramenta para promoção de artistas desse pedaço de periferia de Salvador, independentes, com pouco ou nenhum acesso aos meios de produção, que precisam dos shows manutenção da renda e divulgarem sua arte. Esses, os principais prejudicados pela pandemia da COVID-19.

(mais…)

jan
18

Evolução Hip-Hop

Postado por DjBranco

Evolução Hip-HopO Evolução Hip-Hop é um programa de rádio educativo e informativo que leva entretenimento através da música rap, uma ferramenta de comunicação ativa e presente na luta e enfrentamento ao racismo, a intolerância religiosa, a homofobia, ao sexismo e para a garantia dos direitos da população e juventude negra que vivem em comunidades de baixa renda e em vulnerabilidade social.

No ar há 13 anos, sempre aos sábados das 17h, às 18h, na Rádio Educadora FM 107.5 (Rádio Pública da Bahia), sob o comando do DJ Branco, o programa toca 100% de Rap Nacional, contribui com o fomento, promoção, difusão, fortalecimento, desenvolvimento e reafirmação da cultura e identidade dos movimentos sociais, dando voz e vês a grupos que historicamente foram colocados à margem da grande mídia convencional. Apoia ainda na divulgação de eventos relacionados a cultura hip-hop, dos movimentos sociais e cultura baiana.

(mais…)

jan
18

Salvaguarda da Capoeira percorre a Bahia pra fazer livro, documentário e portal digital

Postado por DjBranco

Salvaguarda da CapoeiraO projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia inicia este mês um ciclo de viagens articulando 15 territórios de identidade do estado, com ações diretamente realizadas em 10 cidades-polo: Salvador, Santo Amaro, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Lençóis, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

O projeto se dedicará a fazer um livro, um documentário e um portal digital. O livro e o documentário retratarão um pouco da história, tradição, fundamentos e diversidade dessa arte-luta, que é patrimônio imaterial baiano (2006), brasileiro (2008) e da humanidade (2014). Já o portal terá cinco sites, trazendo informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses sobre o tema; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; e uma loja virtual com a produção de mestres artesãos.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.