IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de dezembro de 2020

dez
18

UFBA abre inscrições para curso de formação para ativistas e movimentos sociais

Postado por DjBranco

Inscrições abertasDe 2 a 15 de janeiro/21 estarão abertas as inscrições para o curso em Comunicação, Política, Cultura e Sociedade, a ser oferecido de março a novembro pelo Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia.

Totalmente de graça, as inscrições dar-se-ão exclusivamente pelo e-mail ocupaceao@gmail.com Informações gerais, de como efetivar as inscrições e documentos necessários a ser anexados já estão disponíveis no site http://permanecermiltonsantos.blogspot.com/

Trata-se de um curso teórico e prático de capacitação, voltado prioritariamente a ativistas de movimentos sociais, movimentos negros e formadores de opinião.

(mais…)

dez
14

Documentário baiano que aborda intolerância religiosa ganha o grande prêmio do Design Brasileiro

Postado por DjBranco

Akara no Fogo da Intolerancia

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN- o BRASIL DESIGN AWARD (BDA) é a mais relevante premiação brasileira de design que tem como objetivo selecionar os melhores projetos do mercado nacional.

Àkàrà, no fogo da intolerância levou o OURO na categoria Craft for Design –  Motion que destaca o desenvolvimento de peças de animação 2D e/ou 3D, integradas ou não a live motion, além do GRAND PRIX, máxima premiação outorgada.

(mais…)

dez
13

Funceb abre inscrições para masterclasses sobre os desafios da música no mundo pós-pandêmico

Postado por DjBranco

Cultura que MovimentaProgramação de masterclasses acontece dias 14 e 15 de dezembro, às 19h e 20h. Mentorias serão exclusivas para participantes e acontecem dias 16 e 17 de dezembro

Dando seguimento ao webinário “Cultura que Movimenta”, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através de sua coordenação de Música, estão abertas as inscrições gratuitas para as segundas turmas de masterclasses que têm como temática principal “Os desafios da Música no mundo pós-pandêmico”.

As masterclasses irão acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro, e cada participante tecerá um convite exclusivo para encontros de mentoria, onde terão a oportunidade de compartilhar com mentores seus projetos e questões relacionadas ao tema. Interessados nas masterclass podem se inscrever através deste link https://www.sympla.com.br/urlAlias/render?alias=funceb-musica até uma hora antes do início de cada encontro. Os conteúdos serão transmitidos através da plataforma Zoom e haverá certificado para participantes.

(mais…)

dez
13

Inscrições abertas para o projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro

Postado por DjBranco

Ilê AiyêA Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, através do Edital Estadual da Década Afrodescendente 2020 promovido pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial-SEPROMI- BA, em parceria com a Rede Nacional de Afro Empreendedores -Reafro oferta o projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro.

O Owodúdù EMPREENDEDORISMO NEGRO visa contribuir para o fortalecimento, crescimento e visibilidade dos/das empreendedores negros e negras da região metropolitana de Salvador durante e pós pandemia provocada pelo Covid-19.

(mais…)

dez
12

DJ Branco e a cultura hip-hop em Salvador

Postado por DjBranco
Foto: Felipe Iruatã / Ag. A TARDE

Foto: Felipe Iruatã / Ag. A TARDE

Da Revista Muito / Jornal A Tarde
Por Adriano Motta

Às vezes é possível dizer que há pequenos momentos na vida de alguém que podem definir toda uma trajetória, um destino. É o que alguns chamam de efeito borboleta, um dos pontos mais conhecidos da Teoria do Caos. Ou, como definiu seu idealizador, o matemático Edward Lorenz, pequenas modificações que podem ocasionar fenômenos significativamente maiores.

E também podemos dizer o mesmo sobre a trajetória de Hamilton Oliveira, o DJ Branco, apelido pelo qual sua avó lhe chamava. Ele é idealizador e coordenador de ações sociais envolvendo o hip-hop na Bahia, como o programa de rádio Evolução Hip-Hop.

Mas talvez nada disso acontecesse se ele não tivesse visto por acaso o clipe Diário de um detento, dos Racionais MCs, durante o intervalo para almoço do seu trabalho como garçom na região do Comércio.

(mais…)

dez
3

Projeto – Educadoras Negras em Ação: Homenagem a Makota Valdina

Postado por DjBranco

PROJETO EDUCADORAS NEGRASA Associação Creche Escola Comunitária Eloar Ramaine – Crescer, através do Edital Estadual da Década Afrodescendente 2020 promovido pela SEPROMI- BA, oferta o Encontro “EDUCADORAS EM AÇÃO: UMA HOMENAGEM A MAKOTA VALDINA”, onde o objetivo é qualificar, através de um curso virtual GRATUITO com CH 32h mulheres negras educadoras comunitárias.

Este curso visa compor a construção de saberes sobre as lutas de resistência das mulheres negras na história; o enfrentamento/acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica; o treinamento afroempreendedor e a produção de velas e sabonetes artesanais.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.