IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de agosto de 2018

ago
31

Curso de fotografia apresenta uma simbiose entre a construção da imagem e a estética negra

Postado por DjBranco

FAFÁ ARAUJOA fotografia como meio de expressão, informação e valorização da estética negra. Esse é o nome do curso que será ministrado por Fafá Araújo, nos dias 14, 15, 16 e 22 de setembro, no Instituto de Mídia Étnica , que fica no Bairro 02 de Julho em Salvador-BA.

O renomado fotografo, pedagogo e militante do movimento negro disse que o objetivo do curso é discutir os conceitos básicos da fotografia, traçando um panorama sobre o a construção da imagem e  o universo da negritude: “ Convoco todos e todas que desejam aprimorar o olhar para fotografia. Vamos ter como fonte de estudo fotógrafos e fotografas negras da África da Diáspora”, informa.

(mais…)

ago
30

Vandal, Hiran, Quebrada Queer, Makonnen Tafari, Biel Gomez e Zuhri juntos, em Salvador

Postado por DjBranco

Vandal_Foto DivulgaçãoFesta Nossa Rima reúne o melhor do Rap local e nacional.

Junte aí VandalHiran com Quebrada QueerMakonnen Tafari com Biel Gomez e Zuhri, e vivencie um encontro nunca antes visto em Salvador.

Os amantes do rap não podem perder a primeira edição da festa Nossa Rima, no próximo dia 6 de setembro, quinta-feira, a partir das 22h, na boate Amsterdam Rio Vermelho – R. João Gomes, 249 – Rio Vermelho .

(mais…)

ago
30

São Caetano recebe três meses de Batalhas de MC’s em projeto cultural

Postado por DjBranco

DivulgaçãoTodas as quintas-feiras de setembro a novembro, a partir de 6/09, a Quadra de Esportes do bairro receberá artistas, em grande celebração à cultura Hip Hop

Acontece nos meses de setembro a novembro, no Anfiteatro Espaço da Benção, localizado na Quadra de Esportes do bairro de São Caetano, o projeto Heróis da Resistência, que reúne artistas locais e de adjacências em encontros culturais, onde a atração principal são as batalhas de MC’s. Será realizado sempre as quintas-feiras, das 19h às 22h, com entrada gratuita.

(mais…)

ago
18

Trilha Ancestral – Instituto Steve Biko realiza Aula Pré-ENEM no Parque São Bartolomeu

Postado por DjBranco

trilhabiko4Na Trilha Ancestral, estudantes aprendem Química, Matemática, Biologia, Geografia em meio às matas, cachoeiras e pedras da reserva florestal.

Promover, entre alunos do pré-vestibular, o acesso e envolvimento nos espaços culturais da nossa cidade. Este é o objetivo da atividade “ABC – Acesso a Bens Culturais”, que integra a grade disciplinar todos os anos e, através da qual, alunos tem acesso a Teatro, Cinema, Museus, além de espaços ancestrais, como o Parque São Bartolomeu, subúrbio de Salvador. É lá que será realizada a Trilha Ancestral 2018, com o tema “Revolta dos Búzios e suas outras Revoltas”. Será dia 19 de agosto (domingo), a partir das 8h.

 

(mais…)

ago
18

Cantora Nêssa lança novo single em Salvador

Postado por DjBranco

Eu Não Ando SóDestaque na nova cena pop da música soteropolitana, a cantora Nêssa lança novo single, com direito a videoclipe gravado na capital baiana. É a terceira música lançada pela artista, ainda nova no mercado, mas que preza pelo trabalho autoral e muita criatividade em suas obras.

Trazendo o nome de “Eu não ando só”, o clipe traz imagens de bairros de Salvador, mostrando o dia-dia do baiano que se divide entre sua rotina de trabalho convencional e a vida artística, tudo isso acompanhado por versos que reforçam a fé e a autoestima do jovem negro. Formando assim, uma excelente combinação regada a uma melodia dançante e gostosa de ouvir.

(mais…)

ago
14

Mostra Hip Hop Consciência em Santiago do Iguape (Cachoeira).

Postado por DjBranco

Monstra HipHop ConsciênciaAcontece no dia 19 de agosto (domingo), das 14h, às 20h, na Praça do Dino, em Santiago do Iguape (Cachoeira), a Mostra Hip Hop Consciência. Uma intervenção de cunho sociocultural, mobilização e formação de/para/com adolescentes e jovens, que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento das experiências de ações comunitárias de jovens para jovens e reforçar o papel social do movimento hip hop e sua incidência nas políticas públicas de cultura e juventude.

A mostra conta com uma programação abrangente e gratuita, que inclui roda de break, graffiti, shows com Família Tríplice, Ras Elias e discotecagem com Dj Branco, e uma roda de diálogo com o tema “Juventude, Cidadania e Direitos Humanos”, com Dj Branco e convidados.

Está ação é uma realização da Associação de Moradores de Santiago do Iguape em parceria com a CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, e conta com os seguintes apoios: Secretaria de Transporte e Turismo da Prefeitura Municipal de Cachoeira, Evolução Hip-Hop, João Mascarenhas, Vereador Leonardo Boaventura, Vereador Ênio Cordeiroe da Rádio Web Cachoeira Precisa Saber.

(mais…)

ago
13

FeiJhôada da Negra Jhô, 02 de setembro no Pelourinho

Postado por DjBranco

Feijhoada02 de setembro vai chegar carregado de energias positivas e o axé da performance mais conhecida e animada da Bahia, Negra Jhô, que realizará mais uma edição da sua tradicional feijoada no Pelourinho.

Para esta 9ª edição, a “FeiJhôada” promete misturar ritmos e emoções unindo samba, reggae, cerveja gelada e um delicioso feijão feito pela própria Negra. Seguindo a tradição, Negra Jhô vai sair de seu salão com uma corte repleta de bailarinos afros, saudando as encruzilhadas e ruas do Pelô sob o comando da banda Didá.

A animação na Praça Tereza Batista (Pelourinho) ficará por conta da banda de reggae Adão Negro, Samba Trator, Aloísio Menezes, Portela Açúcar, Tonho Matéria, Catadinho do Samba, dentre outras atrações. Não fique de fora. Traga sua alegria.

(mais…)

ago
10

Sangue Real em entrevista no Evolução Hip-Hop deste sábado (11)

Postado por DjBranco

Sangue RealO grupo de rap Sangue Real da cidade de Alagoinhas é o convidado do programa Evolução Hip-Hop deste sábado (11), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM Na oportunidade os integrantes falam sobre os seus 10 anos de carreira e apresentam seu trabalho. Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muito mais.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

No set list músicas do Sangue Real, Racionais Mc’s, Gog e outros.

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Estado da Bahia.

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

ago
8

2ª FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho

Postado por DjBranco

FLIPELOA 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ,  acontece de 8 a 12 de agosto em Salvador, tem como tema a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida” e é em homenagem ao escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge. Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, conta com a correalização do Sesc e promove, de forma absolutamente gratuita, uma ampla programação com mais de 120 atividades. Nos cinco dias do evento são esperados cerca de 50 mil participantes que transitarão em 15 espaços do Centro Histórico de Salvador – Largo do Pelourinho, Largo Quincas Berro D´Água, Teatro e Arena Sesc Senac, Casa 12, com a livraria oficial do evento – LDM, Casa das Editoras Baianas, Café Teatro Zélia Gattai, Galeria Solar Ferrão, Casa do Olodum, Museu Eugênio Teixeira Leal, Casa 47, Igreja do Rosário dos Pretos, Galeria Fundação Pierre Verger, Casa do Olodum, Faculdade de Medicina e Terreiro de Jesus, onde será montado o Espaço Infantil e estarão as bibliotecas móveis.

(mais…)

ago
8

HOJE: Ato Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o Sagrado

Postado por DjBranco

Ato Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o SagradoAto Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o Sagrado, acontece hoje, 08 de agosto, as 17h na Praça Municipal de Salvador. Esse protesto foi motivado pela votação do Recurso Especial nº 494601 que acontecerá no Supremo Tribunal de Justiça em Brasília no dia 9 de agosto, que traz em seu texto original a proibição da sacralização de animais para fins alimentícios em nossos cultos sagrados.

Este ato é para mostrar à sociedade que o RE reafirma o racismo sobre as religiões de matrizes africanas e promove a intolerância e o ódio religioso crescentes na sociedade brasileira, já que a proibição visa exclusivamente essas religiões, excluindo a interdição a muçulmanos e judeus que tem hábitos de alimentação tradicional sagrada semelhantes e movimentam comercialmente abatedouros e frigoríficos especializados em abate de cunho religioso, sendo o Brasil campeão dessas exportações,  segundo a organização do evento.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.