IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico para categoria ‘Batalha de break’

abr
26

Hip-Hop baiano completa 25 anos de história

Postado por DjBranco

Dia do Hip Hop BaianoEra uma vez, no dia 26 de abril de 1996…

O hip hop na Bahia tem muita história e talento, e isso vem de muito tempo. Estamos falando de break, de rap, de grafite, de movimento e de cultura, ainda nos anos 1990. Muitos talvez nem tinham nascido quando, numa data como a de hoje, o Passeio Público no centro de Salvador viveu um marco para o hip hop na capital baiana.

No parque, todas as tardes de domingo eram de encontro entre os amantes daquela cultura que ainda estava começando a ganhar expressões no Brasil. Vinha gente de todos os cantos da cidade para conversar sobre música, mostrar suas rimas, ensaiar dança, fazer uns rabiscos na parede… Esses encontros fortaleceram o hip hop enquanto cultura e movimento, e foi daí que surgiram organizações importantes na Bahia, como a Posse Ori.

(mais…)

fev
16

Festival Nacional de Hip-Hop do Recôncavo

Postado por DjBranco

FENAHRO Festival Nacional de Hip-Hop do Recôncavo (@_fenahr) é uma realização do Ponto de Cultura ABW (Associação de bboys e bgirls para mundo) de Cachoeira-Bahia. E trata-se de projeto que será realizado virtualmente de 05 a 07 de março de 2021, trazendo como proposta fortalecer as linguagens artísticas presentes na cultura Hip-hop, com a contribuição de artistas nacionais. Teremos sete oficinas de dança nos estilos de breaking, popping, krumping, locking, dancehall, hip-hop coreografia e hip-hop kids, além de quatro palestras com temática ligadas a cultura Hip-hop e a exibição de dez apresentações culturais.

As inscrições estão abertas de 01 de fevereiro até 20 de fevereiro de 2021

Acesse o formulário de inscrição pelo link: https://forms.gle/3TkveBbs65BjyrZM9

(mais…)

out
23

Festival Zona Mundi faz parceria com a Casa do Hip-Hop Bahia

Postado por DjBranco

Zona Mundi .Todas doações arrecadadas nos shows on-line serão revertidas para ajudar a equipar a Casa

Em sua 7° edição, o Festival Zona Mundi – Fluxo Contínuo realiza pela primeira vez sua versão online. Dividido em três espaços: Zona Interfluxos (galeria virtual e zona de games), Zona de Comunidades (hacks virtuais) e Zona Expandida, essa última e finaliza o Festival neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro, a partir das 17h, no canal da Maquinário Produções no YouTube, com transmissões dos shows de Afrocidade, Lívia Nery, Francisco El Hombre, Radiomundi, Berra Boi, Siba, 1mpar e Aeromoças e Tenistas Russas.

(mais…)

out
3

Eliane Dias e Renata Dias no Evolução Hip-Hop de “HOJE”, às 17h, na Rádio Educadora FM

Postado por DjBranco

Eliane Dias e Renata Dias

Hoje (sábado), no programa Evolução Hip-Hop que vai ao ar às 17h, na Rádio Educadora FM – 107.5, temos duas convidadas especiais, a empresária, advogada, ativista e sócia-diretora da Boogie Naipe, Eliane Dias, e a relações públicas e diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias.

Na sonora gravada para o programa Renata fala sobre o Edital Prêmio das Artes Jorge Portugal, que integra o Programa Aldir Blanc Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado, e uma sonora cedida pelo coletivo criativo e colaborativo da cena cultural/artística baiana – RECEBA, na qual Eliane participou de um bate-papo on-line na última quarta-feira (30/09), ela fala sobre “Gestão de Carreira e Impulsionamento de Novos Artistas”.  Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muito mais.

No set list músicas do Racionais, Duquesa, Filiph Neo  e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, com apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

#FiqueEmCasa #HipHopComVida

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

nov
10

Hip Hop Day, dia 12 de novembro em Salvador

Postado por DjBranco

WhatsApp Image 2019-11-09 at 14.38.20Associação Cultural de Hip Hop Nova Saga realiza no dia 12 de novembro (terça-feira), no Espaço Multiuso da Fundação Gregório de Mattos, Barroquinha, o Hip-Hop Day, evento em celebração ao Dia Mundial do Hip-Hop. Em sua 3ª edição o evento tem o objetivo de dialogar sobre a importância da cultura hip hop e fazer uma reflexão sobre o cenário, para isso irá acontecer roda conversa com o tema  “Hip Hop e o Novo Hype”, com Dj Branco, coordenador geral da Casa do Hip-Hop Bahia, o rapper ASPRI, do grupo RBF, Karen Oliveira (Má Repitação), o rapper Makonnen Tafari, pioneiro do tramp na Bahia , o produtor musical Patury, o produtor e empreendedor DJ tau.

A line vai contar com pocket shows de Makonnen Tafari, Okaris, Lukas Kintê, Kainná Tawa, Dj Tau, RBF, Calih Company.

ENTRADA GRATUITA:

QUANDO? 12 de novembro (terça-feira)
A ONDE? ESPAÇO MULTIUSO DA FUNDAÇÂO GREGORIO DE MATTOS- BARROQUINHA
HORARIO? 18:30 as 21;30hs

(mais…)

nov
1

Visi00nárias e Bigod no Evolução Hip-Hop deste sábado (02)

Postado por DjBranco

Bigod e Visi00nariasO grupo Visi00nárias e o grafiteiro Bigod, são os entrevistad@s do programa Evolução Hip-Hop deste sábado (02), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade os artistas falam sobre a cultura hip-hop na Bahia e seus trabalhos.

Ainda nesta edição será divulga a programação completa da Mostra Hip-Hop Consciência, uma ação da Casa do Hip-Hop Bahia em parceria com a Virada Sustentável Salvador, que acontece no dia 08 de novembro (sexta-feira), às 16h, no Largo Quincas Berros D’Água, Pelourinho, com entrada gratuita.
Link: http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=13520

No quadro CMA Hip-Hop Informa agenda cultural do fim de semana e outros informes.

No set list músicas de Kainná Tawá, Visi00nárias, Áurea Semiseria, Janaina Noblah, Amanda Rosa, Cronista do Morro e outras.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, com apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

out
28

Casa do Hip-Hop Bahia realiza Mostra Hip-Hop Consciência na Virada Sustentável!

Postado por DjBranco

Feed_instagran_cosnciencia

Evento que acontece no dia 08 de novembro, no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, com entrada gratuita, irá reunir mais de 40 artistas da cultura hip-hop

Em parceria com a Virada Sustentável Salvador a Casa do Hip-Hop Bahia realiza a Mostra Hip-Hop Consciência, no dia 08 de novembro (sexta-feira), às 16h, no Largo Quincas Berro D’Água, Pelourinho, com entrada gratuita. O evento reunirá diretamente mais de 40 artistas da cultura hip-hop em uma celebração antecipada do Dia Mundial do Hip-Hop (comemorado no dia 12 de novembro).

A programação irá contar com uma grande Roda de Breakdancing (Dança de Rua), Pocket Show’s com os grupos de RAP Visi00nárias, Áurea Semiseria, Cronista do Morro, Kainná Tawá, Janaina Noblat e Amanda Rosa, o Salva’Rima – Duelo de Mc’s, uma batalha de mc’s no formato conhecimento com 16 mc’s de Salvador e região metropolitana que irão batalhar a partir dos temas dos ODS definidos pela ONU e terá premiação em dinheiro para o 1º e 2º lugar, Pintura de 10 Telas de Graffiti dos temas dos ODS, com os/as garffiteir@s Bigod, Str.As, Drico, Cris Leal, Dk, Sah, Ixlutx, Artsoliver, LdDoiz e discotecagem com Dj Nai Kiese e Dj Jarron.

(mais…)

out
16

Casa do Hip-Hop Bahia realiza ação em parceria com a Virada Sustentável – Salvador

Postado por DjBranco

Virada Sustentavél SalvadorAcontece no dia 08 de novembro (sexta-feira), das 16h, às 23h, na Pç. Quincas Berro D’Água, Pelourinho, a Mostra Hip-Hop Consciência, durante a Virada Sustentável Salvador. O evento que celebra o Dia Mundial do Hip-Hop (comemorado no dia 12 de novembro), irá reunir diretamente mais de 40 artistas da cultura Hip-Hop e terá como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030./

Toda programação será gratuita e irá contar com Roda de Breakdancing (Dança de Rua), Pocket Show’s com grupos de Rap Feminino, Pintura de Telas de Graffiti e uma batalha de Mc’s com premiação.

Em breve mais informações nas redes: @casadohiphopbahia @viradasustentavel.salvador .

(mais…)

set
28

Racionais MCs faz show na Arena Fonte Nova em Salvador, dia 04 de outubro

Postado por DjBranco

Racionais em Salvador

O Racionais MCs, maior grupo de rap do Brasil, está em turnê nacional para comemorar seus 30 anos de formação. A capital baiana foi uma das escolhidas para a celebração, em Salvador o show acontece no dia 04 de outubro (sexta-feira), na Arena Fonte Nova, às 22:30h. O Dj Raiz e a banda Afrocidade fará abertura desse grande espetáculo.

O setlist do show fará um retrospecto da carreira do Racionais trazendo músicas de todos os discos do grupo, desde “Tempos Difíceis” e “Pânico na Zona Sul”, passando por “Voz Ativa”, “Homem na Estrada”, “Capítulo 4 Versículo 3”, “Negro Drama”, entre outras composições mais recentes.

(mais…)

mar
30

Fotógrafo Lázaro Roberto em entrevista no Evolução Hip-Hop

Postado por DjBranco

fotógrafo Lázaro Roberto

O fotógrafo Lázaro Roberto é o entrevistado do programa Evolução Hip-Hop deste sábado (01), que vai ao “ar” às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade Lázaro fala sobre a exposição “Qual o pente que te penteia?”, que está em cartaz até o dia 30 de abril, no Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte de Santa Maria, Porto da Barra.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa.

No set lista musicas de Emicida, Opanijé, Criolo e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui… 

Produção e apresentação: Dj Branco / CMA Hip-Hop

(mais…)

Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.