IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
fev
15

40ª Noite da Beleza Negra faz grandes homenagens e promete festa memorável neste sábado (16)

Postado por DjBranco

Mãe Hilda e Gilberto Gil

Lazzo Matumbi, Russo Passapusso e Nabiyah Be participam do espetáculo, que tem Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gilberto Gil como atrações musicais ao lado da Band’Aiyê

Gilberto Gil se apresenta em voz e violão na Noite da Beleza Negra 2019, que traz entre seus temas uma homenagem a Mãe Hilda Jitolu

A grande expectativa de quem vai à Senzala do Barro Preto próximo sábado (16) é conhecer a nova Deusa do Ébano, aquela que ocupará o posto de Rainha do Ilê Aiyê em 2019. Mas o roteiro da 40ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê vai muito além. O espetáculo gira em torno de três grandes homenagens: os 40 anos do concurso, os 45 anos do bloco e os 10 anos sem Mãe Hilda, iyalorixá que deu o nome de batismo e definiu a linha filosófica do trabalho do Ilê, sendo mãe biológica de Antonio Carlos Vovô, Vivaldo Benvindo, Dete Lima e Hildelice Santos, fundadores e diretores do bloco.

Leia o resto deste post »

fev
4

Shopping Piedade promoverá a 6ª edição do Projeto Samba Vivo

Postado por DjBranco

Samba VivoO Projeto Samba Vivo celebra a ancestralidade cultural do povo negro no evento “Nossas raízes”, com balcão de merchandising, vendas de ingressos para eventos, fantasias para carnaval, apresentações culturais, ações promocionais, afirmativas, rodas de conversa, oficinas, semana da beleza e a exposição “Mostra Bahia Matriz”. Além de oferecer serviços, cultura e entretenimento para população de Salvador e turistas, o projeto contribui com a fomentação da cultura afro, dando visibilidade e proporcionando empregos diretos e indiretos.

Durante os meses de janeiro e fevereiro o público terá a sua disposição o “SAMBA VIVO BOX” – um balcão de merchandising e vendas de ingressos para eventos, fantasias carnavalescas de blocos de samba, indígena, afro e afoxés, contribuindo para valorização da nossa cultura e fortalecimento do afro empreendedorismo.

A partir de fevereiro até o dia 1º de março, o Projeto Samba Vivo apresentará uma programação descontraída com apresentações culturais, ações promocionais, afirmativas, rodas de conversa, oficinas, semana da beleza e a exposição “Mostra Bahia Matriz”.

Leia o resto deste post »

fev
4

Suiede Kintê fala da luta por direitos na série Polêmicas Contemporâneas

Postado por DjBranco

Suiede KintêA série Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (03) apresenta a jornalista e produtora cultural, Sueide Kintê, falando de direitos evidentes. O episódio “Lutar pelo que parece óbvio”, levanta questões como racismo, homofobia e misoginia e como esses comportamentos enraizados são tratados na sociedade contemporânea. A exibição é nesta segunda-feira (04), às 21h15, na TVE Bahia, com horário alternativo na quarta-feira (06), às 17h30, e no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Na série, a jornalista, que atualmente se dedica ao projeto #maisamorentrenós e integra o grupo de mulheres Flores de Dan e a articulação Mulheres & Mídias Bahia, fala da caminhada por direitos evidentes e levanta o debate sobre problemas que já deveriam ter sido superados. “Não seria óbvio dizer que não se mata homossexuais e mulheres? Não seria óbvio dizer que não se humilha pessoas por causa dos seus traços étnicos?”, argumenta.

Leia o resto deste post »

jan
29

Thaíde lança clipe “Povo de Aruanda”, e exalta o Candomblé

Postado por DjBranco

Thaíde Povo de AruandaNascido e criado no Candomblé, o rapper Thaide viu, ainda criança, a existência da intolerância religiosa e o desconhecimento da sociedade perante as crenças africanas e afro-brasileiras. Em “Povo de Aruanda” o músico traz rimas e versos que contam pontos importantes sobre a história e a devoção das religiões Umbanda e Candomblé, e questiona os rótulos e o preconceito vindos de outras religiões. Gravado em Camburizinho, São Sebastião, litoral de São Paulo, e no Vale dos Orixás, em Santo André.

Leia o resto deste post »

jan
28

Salvador sedia 10ª Caminhada do Maior Monumento Orixá no Brasil

Postado por DjBranco

Pedra de XangôAcontece no dia 10 de fevereiro, em Cajazeiras, Salvador a 10ª Caminhada da Pedra de Xangô. O objetivo do evento é valorizar a Pedra de Xangô, Maior Monumento Orixá no Brasil e somar as lutas contra a Intolerância Religiosa, preservação do Patrimônio Material e Imaterial, integração humana e fortalecimento das heranças africanas.

A 10ª Caminhada é um evento de recuperação de uma importante tradição religiosa da Bahia, um dos marcos de resistência e luta do povo negro da Região Metropolitana de Salvador, pois a Pedra de Xangô, localizada em uma área de mata, servia de refúgio para negros escravizados. Há 29 anos, Mãe Iara de Oxum, terreiro Ilê T’omin Kiosisé Ayó, foi fazer oferendas aos orixás e descobriu a pedra na vasta mata, após a descoberta teve a confirmação no jogo de Ifá que do Orixá Xangô.

Leia o resto deste post »

jan
26

Yemanjá é Black, dia 02 de fevereiro no Rio Vermelho

Postado por DjBranco

Yemanjá é BlackEm sua 8ª edição, o evento Yemanjá é Black – que celebra a tradição, cultura e identidade negra no dia dedicado à Rainha do Mar–, será palco de um baile especial. Dão canta Roberto– mais nova investida do cantor e compositor baiano. Com a personalidade da black music o artista faz show dançante com releituras de sucessos do Rei Roberto Carlos em sua fase influenciada pela sonoridade que Dão domina com arranjos especiais. – será a atração principal da festa que está de casa nova.

O evento acontece no dia 2 de fevereiro, a partir das 13h, no Club Bahnhof, espaço cultural do Rio Vermelho onde funcionava o Idearium.

Leia o resto deste post »

jan
25

Casa do Hip-Hop Bahia será inaugurada em Março

Postado por DjBranco
20190120_083609Jornal A Tarde (20/01/2018)
Por Fábio Bittencourt

Hamilton Oliveira, ou “Dj Branco”, desde cedo milita nos principais movimentos sociais e é uma “voz” atuante na defesa do jovem negro da periferia. Fala com propriedade. “Cria” do Bairro da Paz no anos 1990, aos dez anos não sabia o que era água encanada.Um dos cabeças da cultura hip hop no estado, empreendeu através da arte. É fundador da produtora cultural CMA Hip-Hop (Comunicação, Militância e Atitude), membro de conselhos oficias de cultura e comanda o programa Evolução Hip-Hop na Rádio Educadora há 11 anos. O nome já diz tudo.

Leia o resto deste post »

jan
24

Bloco “Nova Saga” homenageia o rapper Sabotage no Carnaval de Salvador

Postado por DjBranco

Sabotage

No seu 4º ano consecutivo o Bloco “Nova Saga” vem mais uma vez ao circuito do carnaval com o melhor do Rap Baiano na maior festa popular do mundo.

Neste ano com o tema ‘Rap é Compromisso’, homenageando o Maestro do Canão – Sabotage, que Foi e é até hoje um dos maiores pilares pro Rap Nacional.

Na manhã do dia 24 de janeiro de 2003, uma das maiores vozes do rap nacional era calada. Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage, foi assassinado com quatro tiros perto de casa no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo. Neste dia, o rapper iria cantar no Rio Grande do Sul.

Leia o resto deste post »

jan
24

Edson Gomes​ faz show no Pelourinho neste sábado (26)

Postado por DjBranco

Edson GomesO Recôncavo da Bahia possui uma longa tradição desse estilo musical, se tornando um dos berços e uma das capitais do Reggae no Brasil. E uma das mais, se não, a maior referência musical do Reggae no país, é ​Edson Gomes​, filho da cidade de Cachoeira e uma das vozes mais respeitadas do cenário internacional.

A chegada do Reggae ao Brasil é um tema ainda amplamente discutido tanto por fãs do estilo musical, seguidores da religião Rastafari no país e, por fim, historiadores(as) que se debruçam a desvendar as raízes dessa poderosa música nascida num dos países mais negros da Diáspora, a Jamaica2. O primeiro contato do público brasileiro com o Reggae é simbolizado pela visita de Jimmy Cliff3 ao país, em 1969, para participar do Festival Internacional da Canção (FIC).

Leia o resto deste post »

jan
24

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger será lançado sexta-feira pela Funceb

Postado por DjBranco

pierre vergerA Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), com objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção da fotografia contemporânea em âmbito nacional, lançará a 7ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. O lançamento acontecerá na próxima sexta-feira (25), às 17h30, na Galeria da Fundação Pierre Verger, para convidados.

O Prêmio, realizado pela Coordenação de Artes Visuais da Funceb, foi instituído em 2002 e busca da destaque aos trabalhos fotográficos que tenham se destacado no cenário nacional. Neste ano, haverá premiação em três categorias: Ensaio fotográfico e de reconstrução histórica, com o tema Ancestralidade e Representação; Ensaio Fotográfico Documental de tema livre; e Ensaio de Inovação e Experimentação Fotográfica, tema livre.
Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.