A primeira série de animação 100% baiana.

Xaxado e Zé Pequeno se deparam com a sombra de uma solitária nuvem no céu. Os dois improvisam um repente para fazer “a nuvem chover”.

Dança da chuva

Xaxado foge de um boi que o persegue. Enquanto corre e pula obstáculos, Xaxado grita vários nomes. Quem será que ele quer mesmo chamar?

Todos os nomes

Xaxado e Zé Pequeno “caçam” nuvens. Xaxado tem um estilingue nas mãos. Odete ajuda a distrair a nuvem e Xaxado consegue acerta-la, que se contorce, solta mais raios, parece que vai chover.

A grande nuvem

Xaxado deixa a galinha Odete em uma cerca enquanto vai pegar algo. Arturzinho, vendo a mimada Odete indefesa, planeja capturá-la para o jantar.

Apaixonada

Zé Pequeno curte sua preguiça recostado a um tronco de árvore, de olhos fechados, feliz, ouvindo a natureza, quase cochilando.

Ao mesmo tempo

A Senhora da Mata vê Xaxado e Marinês catando lixo no meio da mata e acha que eles estão trazendo sacos de lixo para o lugar. Irada, a mulher lança um feitiço.

Nosso lixo

Xaxado carrega um bolo de aniversário e é perseguido pelos amigos Zé Pequeno e Marieta. Todos querem um pedaço, mas Xaxado não quer dar porque...

Bolo de festa

Xaxado e Marieta estão distraídos estudando o Livro de Encantamentos da Maré de Vazante. Arturzinho, na tocaia, quer aproveitar para pegar a galinha Odete.

Encantado

Um megafone, chama o povo da feira para ver Odete lutar contra Cururu, o sapor de Ze Pequeno.

Briga de galo

É de noite, e Zé Pequeno anda ansioso pela rua. Um vampiro, depois um fantasma e em seguida um lobisomem tantam assusta-lo, mas Zé nem pisca.

Assombração

O Saci passeia no redemoinho. Seus amigos, pedem carona. Xaxado, com um laço na mão vai buscar o cavalo e Zé quer ir ao rio.

Carona amiga

Noite. Zé Pequeno diz a Marieta que caem muitas estrelas cadentes quando ele está na rua. Ela acha que é bobagem, mas cai uma estrela na hora.

Estrela cadente

Assista a 12 dos 26 episódios da Turma do Xaxado.

A série completa você confere diariamente durante a programação da TVE Educativa da Bahia.

A Turma do Xaxado apareceu pela primeira vez em 1998, quando o artista Antônio Cedraz começou a contar as aventuras de Xaxado e seus amigos em uma pequena cidade do interior do Nordeste.

Das histórias em quadrinhos, a turma alcançou todo o Brasil em jornais, revistas e livros infantis e agora chegou na tela da TVE como um desenho animado 100% baiano.

gifs animados
Use a criatividade e compartilhe