Salvador, 18 de julho de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Perfil & Opinião - Mozart Cardoso


Perfil & Opinião - Mozart Cardoso

cliques 2444 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

Não é incomum ouvir dizer que uma pessoa morreu dormindo, embora não tivesse problemas de saúde. Mas, quase sempre não é assim. A morte súbita pode ser provocada por arritmias cardíacas que levam a uma significativa queda da função cardíaca, que leva a uma pressão sanguínea cerebral extremamente baixa e aos cérebro com anóxia (falta de oxigênio). Um caso que chamou atenção do Brasil foi à morte do ator e diretor José Wilker, de 69 anos, que morreu vítima de infarto fulminante, enquanto dormia.

Nossa apresentadora Denny Fingergut recebe o cardiologista Mozart Cardoso Filho para falar sobre os novos tratamentos e diagnósticos de doenças cardiovasculares. Mozart Cardoso Filho explica que os exames de cintilografia miocárdica se destacam por serem inócuos, não-invasivos, mais precisos e completos, apresentando um resultado muito positivo no diagnóstico e prognóstico de risco cardíaco. "As novas substâncias radioativas e o avanço da informática permitiram que os exames na área de cardiologia nuclear passassem a ter uma melhor qualidade técnica", afirma o médico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 16,7 milhões de pessoas morreram em 2002 em consequência de doenças cardiovasculares, correspondendo a um terço de todas as mortes ocorridas nesse ano em todo o planeta. As doenças cardiovasculares causam 8,5 milhões de mortes entre mulheres anualmente, sendo responsáveis por um terço de todas as mortes do sexo feminino no mundo todo. É a maior causa de morte entre as mulheres. Em países desenvolvidos, metade dessas mortes ocorrem em mulheres com mais de 50 anos. 

URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                    

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.