Salvador, 16 de dezembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Soterópolis 07/11/2013


Soterópolis 07/11/2013

cliques 2793 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

Esta edição do Soterópolis faz uma super visita à produtora de vídeos +1 Filmes, que vem se destacando na produção de vídeos para a internet de uma forma bem peculiar: com referências (muitas vezes, cômicas) ao universo soteropolitano e à forma peculiar de falar dos soteropolitanos. Desde a primeira postagem, em agosto de 2012, os curtas já conseguiram ultrapassar 2,8 milhões de acessos.
Outro destaque deste Soterópolis ainda está no universo do audiovisual. No começo da década de 1970, em meio à repressão política, era difícil fazer cinema, até que as câmeras de Super 8 chegaram ao mercado e caíram nas mãos de uma geração de jovens criativos e sem recursos, com desejos de mostrar ao mundo seus múltiplos olhares e experimentar com a própria linguagem do cinema. Na Bahia, essa geração foi encabeçada por Edgard Navarro, José Araripe Jr., Fernando Beléns, Pola Ribeiro, José Umberto Dias e Robinson Roberto. A equipe do programa foi conversar com alguns destes realizadores para falar sobre as diferenças de se fazer filmes naquela época e nos dias de hoje, os modos de produção, a paixão pela sétima arte e a urgência da expressão artística.
O quadro Perfil desta semana é com o ator Yuri Tripodi, que já integrou o coletivo vocal performático Vozes do Engenho e integra, como pesquisador, o Teatro Base, um grupo de pesquisas sobre o método do ator. Esta edição do programa fala também de literatura! De quinze em quinze dias, no Sebo Praia dos Livros, é promovido o sarau de poesia “Pos-lida”, que reúne gente interessada em literatura e poesia e quem mais quiser aparecer. O Soterópolis foi conferir de perto a verdadeira festa da qual todos podem participar, de preferência, recitando, declamando, lendo poesia, inclusive de forma virtual.

 

O programa foi, ainda, conferir o lançamento do livro de estreia da escritora e jornalista Moema Franca, “Bem Aqui, em Lugar Nenhum”, que recebeu menção honrosa do Prêmio Sesc de Literatura 2011-2012. A obra reúne 12 contos que têm em comum o tema do deslocamento, entendido em seu sentido mais amplo: geográfico, mas também psicológico, emocional e existencial. E mais um lançamento de livro é registrado pelas câmeras do Soterópolis, que foi conferir o “Fio Condutor”, construído em parceria entre a escritora Laura Castro e o coletivo Sociedade da Prensa. A obra é uma novela que se desenrola na história da protagonista-narradora, Marielena, que recorre a Ed, um editor de imagens, para editar suas memórias. A edição da novela integra o processo criativo coletivo da escritora e dos artistas Caca Fonseca, Clara Pignaton, Flávio Oliveira, Pedro Britto e Tiago Ribeiro.
URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.