Salvador, 14 de dezembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Perfil & Opinião - Ruy Espinheira Filho


Perfil & Opinião - Ruy Espinheira Filho

cliques 4289 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

O escritor e professor Ruy Espinheira Filho comemorou seus 70 anos marcando presença, na data de seu aniversário, 12 de dezembro, no Perfil & Opinião. O jornalista, mestre em Ciências Sociais, doutor em Letras e professor aposentado do Instituto de Letras da UFBA contará sua trajetória na literatura e vida acadêmica. Ruy Espinheira é ocupante da décima sétima cadeira da Academia de Letras da Bahia, autor de mais de 20 livros de poesias e diversos outros títulos em prosa, além de ganhador de prêmios literários.

Ruy Espinheira Filho começou a escrever ainda na infância. “Minha mãe me alfabetizou em casa e quase na mesma época veio o impulso de escrever. Até hoje não sei porque escrevo, mas cheguei até mais longe do que imaginava”, diz. Na adolescência, suas poesias renderam um convite para escrever crônicas diárias para o recém-surgido jornal Tribuna da Bahia, onde ficou por mais de dez anos.

O trabalho no jornal incentivou-o a entrar na faculdade de jornalismo da Universidade Federal da Bahia, onde também foi professor. Duas décadas depois, passou a lecionar no curso de Letras da UFBA, onde ficou até aposentar-se, em 2010. “Os 15 anos que fiquei na Faculdade de Letras foram os melhores da minha vida acadêmica”, revela.

Na entrevista a Denny Fingergut, além de contar sua trajetória, Ruy falará sobre sua forte relação com a família, sobre as dificuldades enfrentadas durante a Ditadura Militar e sobre memórias da antiga Salvador.
URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.