Salvador, 18 de novembro de 2018
Portal do IRDEB
Principal > TVE > Catálogo de Vídeos > Soterópolis - Mário Cravo Jr.


Soterópolis - Mário Cravo Jr.

cliques 7557 cliques | Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação: Avaliação:
Avalie você também |

Descrição

Quem nunca teve oportunidade de ver uma exposição de Mário Cravo Jr. a oportunidade é agora.

A galeria Paulo Darzé, localizada no Corredor da Vitória, está com mais uma exposição do artista visual intitulada Via E-mail.

Criando uma arte no sentido da mais livre poética de sua expressão como forma no espaço, encarando problemas e soluções de ordem plástica, através de imensos recursos técnicos, pesquisas e um caráter essencialmente experimental, as suas esculturas revelam e fazem surgir, “uma obra referencial para um homem e uma terra”, escreveu Pietro Maria Bardi sobre Mário Cravo Júnior, considerado por todos os estudiosos da história da cultura como um dos pioneiros da arte moderna na Bahia e um dos grandes artistas brasileiros no século XX.

Mario Cravo Júnior realizou as suas primeiras experiências artísticas entre 1938 e 1943, depois de excursionar pelo interior da Bahia. Expressões populares sempre chamaram a atenção do artista que acompanhou de perto o trabalho do santeiro baiano Pedro Ferreira.

Foi aceito como aluno especial do escultor iugoslavo Ivan Mestrovic na Syracuse University em Nova Iorque. De volta a Salvador em 1949, o artista instalou o seu ateliê no largo da Barra, o local se tornou ponto de encontro de artistas como Carlos Bastos, Genaro de Carvalho e Carybé, principais protagonistas do movimento moderno na Bahia.

Mário Cravo Junior também lecionou na Escola de Belas Artes da UFBA e dirigiu o Museu de Arte Moderna da Bahia. Aos 88 anos continua ativo, realizando experiências artísticas com materiais diversos, especialmente o grafite.
URL:
Incorporar:

Favoritos
rss

titulo_ta_rolando

                

videos_dos_programas

busca_avancada_azul
Encontre um arquivo no nosso banco de dados.
videos_mais_vistos
voce_reporter_video
videocast

© 2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.