IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Quem somos nós

O Programa Tambores da Liberdade é uma iniciativa do Bloco Afro Ilê Aiyê (1974) que tem por objetivo divulgar a música e a cultura dos Blocos afros e a cultura afro brasileira. É um programa semanal, musical e informativo. E também um programa interativo com a participação do ouvinte.

O Tambores da Liberdade, ao longo desses anos, vem ampliando o espaço de divulgação da música negra mundial: Músicas dos blocos Afro, Hip Hop, Funk, Música Tradicional e Sacra Africana, Samba, Jazz, Blues, Samba- Reggae, Reggae, enfim, a música que toca no fundo do coração do ouvinte. A música que além de fazer a mente, faz bem a auto-estima. A música que faz o ouvinte ver o mundo de forma positiva e construtiva.

No Tambores da Liberdade há entrevistas com artistas e personalidades que falam sobre, temas da atualidade, sobre a história dos afro-descendentes no Brasil e no Mundo e também sobre a musicalidade baiana. No espaço “Noticias do Mundo Afro” o ouvinte fica informado com notícias sobre a população negra no Brasil e no mundo e também em todos os programas acontecem sorteios de brindes e promoções que faz o fim de semana do ouvinte muito mais vibrante.

A música dos blocos afros de Salvador é um ritmo brasileiro nascido na Bahia. É uma musica criada por jovens negros das periferias da cidade, que tinha o intuito de reproduzir, através de instrumentos percussivos, a música africana, numa junção do samba com a música sacra afro-brasileira. A música dos blocos afros representa, no Brasil, uma forte manifestação da cultura popular.

Os conteúdos da história na participação dos afro-descendentes na construção da cultura brasileira, não podem mais continuar transversal-superficial. Pelo nosso estudo e resgate, já constatamos que eles são vitais (básicos) para a construção da personalidade e identidade estético-cultural dos nossos filhos que não são a imagem do belo e do inteligente para os padrões oficiais racistas.

Assim, pensamos em implantar na cidade de Salvador, onde a população afro-descendente é maioria absoluta, um programa de rádio que toca a música produzida pelos blocos afros de Salvador. Este programa tem a intenção de divulgar a música e a cultura dos Blocos afros e a cultura afro brasileira, um programa semanal, musical, informativo e interativo com a participação do ouvinte. O Programa Tambores da Liberdade tem a intenção de mostrar a população de Salvador o tipo de música que não é vulgar, nem comercial e sim a verdadeira cara da música nacional, a música dos afro-descendentes, a verdadeira Música Popular Brasileira


A equipe do Tambores da Liberdade é formada por:

Petros Nobre – Locução e produção

Jacy Trindade – Locução e Produção

Sandro Teles – Produção e Edição Sonora

Governo da Bahia               ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social