Por Jaime Sodré

Governador Wagner e Deputados em tempos Bikudos

Enquanto isso, muito além das desarmônicas discussões das “cotas sim ou não”, vem a banda das ações concretas com “pouco papo e muito som”, porque, no entanto, é preciso cantar e alegrar a mocidade.

Seu Benzinho disse-me: “menino, política é o diabo”, com reforço sonoro no “DIABO”, o mesmo tom de alguns pregadores neopentecostais. Argumentei, respeitosamente: Mestre, o Diabo da política não é tão feio como se pinta, existe momentos de ternura que se confunde com santidade. Retrucou, prove-me.

Por vezes tive a sensação de que, o que aqui escrevo, alcançava apenas os meus familiares, em caráter obrigatório, e alguns generosos amigos, minorias, esquecia-me do alcance deste blog. Sou surpreendido com leitores diversos, aos quais agradeço. Escrevi um artigo com o titulo “Bons tempos Bikudos Governador” e parece-me, desculpe a empáfia e deixem-me pensar assim, que ele leu e atencioso à causa agiu.  Claro, o que vale e deve ser louvado é a sua sensibilidade.

Afirmava na época que: “Dizer, a educação é fundamental já se tornou ‘lugar comum’, o que seria realmente incomum, na educação, é esta não ter o seu lugar.” Por isso, “formulamos um pedido, uma sugestão ao Governador Wagner, um lugar para a educação, um espaço requerido em nome do Instituto Steve Biko”.

Para lembrar: “Fundada em 31 de julho de 1992, o Instituto é resultado da preocupação de jovens ativistas negros, que além da luta contra o racismo desejavam a inclusão dos afrodescendentes, carentes, nos ambientes universitários. O nome Steve Biko refere-se a uma justa homenagem a este jovem doutor sul-africano, que empenhado na luta contra o apartheid, pagou com a própria vida”.

O governador agiu e ao senhor presidente da Assembleia Legislativa mandou-lhe mensagem: “Tenho a honra de encaminhar a Vossa Excelência, para apreciação da augusta Assembleia Legislativa do Estado, o anexo Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder, em nome do Estado da Bahia, o direito real de uso, ao Instituto Cultural Steve Biko, do imóvel urbano que indica de sua propriedade”. Inspirado, solidário afirma: “Com esta medida, pretende-se fortalecer o desenvolvimento das ações voltadas à promoção da inclusão e ascensão social da população negra e jovem e de baixa renda, através da educação e do resgate de seus valores ancestrais, executando ações concretas para a redução das desigualdades raciais, de gênero e econômicas”. O governador, em harmonia com a comunidade tem pressa, para tanto recomenda: “que seja observado o regime de urgência” pelos senhores deputados e deputadas e, especial às Comissões de Constituição e Justiça, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Serviço Público, Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.

O direito real de uso à Biko é a título gratuito de um imóvel na Rua Visconde de São Lourenço, n. 04, Campo Grande, por 20 anos, com registro no Cartório do 1º Oficio de Registro de Imóveis da Comarca de Salvador. A tal concessão implica em responsabilidade de reformas e, em caso de desvio da finalidade, o mesmo será retomado sem direito a indenização.

Agora se abrem duas ações concretas, a primeira é a urgente ação dos nossos representantes no legislativo para a merecida aprovação, e uma outra é a convocação da comunidade solidária para a efetiva reforma do imóvel.

Como vimos, em política promessa nem sempre é dívida quando Demo dorme, da nossa parte, reafirmo o que prometi á época: “Como sempre acontece com eventos da comunidade baiana, haverá festa sim, mas estamos em dúvida se feijoada, caruru, ou… Ah, o cardápio quem escolhe é o nosso estimado governador”. Mas, pressinto a necessidade de um diálogo urgente com Alaíde do FEIJÃO. Pelo visto os comensais serão muitos, pois os senhores deputados, que votarem a favor é claro, estão convidados. Bobagens, o certo é que eles aprovarão sem nenhum interesse, a não ser pela justeza da causa, solidariedade e dever cívico. VIVA A HARMONIA E BEM AVENTURADOS OS SOLIDÁRIOS, QUE FAZ AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

Tags: , , ,