IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Por Jaime Sodré

Jaime SodréGovernador Ruy “Tomo da cuia de esmoler”

Motivado pelos efeitos positivos da missiva do escritor Jorge Amado, “Tomo da cuia de esmoler”, peça admirável, que resultou na restauração da sede da Irmandade da Boa Morte, descaradamente me faço plagiar aqui alguns trechos, pois a causa merece como verão. “Tomo da cuia de esmoler das mãos de Celina –Celina Maria Salla–, a infatigável, a heróica combatente. De cuia em punho, irei em frente, pedinte obstinado: a sede nova da Irmandade deve ficar pronta a 14 de agosto, dia em que a festa terá início, a procissão deste ano de 1995 deverá sair das casas reconstruídas. Para que assim seja recebo a cuia de esmoler, parto em missão.” O Instituto Cultural Steve Biko constitui-se um espaço sagrado do saber e da oportunidade, promovendo ações afirmativas para a comunidade negra, auxiliando-os para o ingresso principalmente em universidades publicas.  Ativa em seus propósitos de servir, esta Instituição, que tem como meta a inclusão, em  2008 comprometera  em seu planejamento estratégico, juntamente com o coletivo de colaboradores, a criação da Faculdade Steve Biko (FSB) que pretende ser um marco na qualidade da educação inclusiva, uma instituição que concilie: “competência técnica, compromisso político e social com o povo negro e todos os grupos excluídos”.

O Instituto vem desenvolvendo ações preparatórias e estruturais junto ao corpo de colaboradores para o pleno êxito desta iniciativa. Como passo primordial, a Biko desenvolve a reforma da casa cedida pelo Governo Wagner, que necessitava de escoramento emergencial, limpeza, cadastramento do imóvel, e o projeto executivo da obra, contando com apoio técnico dos arquitetos Heron Cordeiro e Islândia Costa, que realizaram a primeira concepção da nova sede (plano de ideias), alem do apoio da Faculdade de Arquitetura da UFBA, a qual fará o projeto executivo definitivo, alem de contar com o apoio da empresa Junior de engenharia da Escola Politécnica da UFBA. A obra, nos informa o Biko, “tem o apoio financeiro da Fundação Coca-Cola” através de doação. O que pode parecer um mar de tranquilidade financeira, revela-se apenas um estágio inicial, se levarmos em conta os diversos aspectos para a conclusão, instalação e o efetivo funcionamento pleno e eficaz desta iniciativa louvável e coletiva. Assim no diz o Biko: “os nossos colaboradores nacionais e internacionais perceberam o potencial, a efetividade e o valor heurístico de nossos projetos sociais e educacionais para a construção de inovações metodológicas e epistemológicas”.

Em que pese a grandeza da ideia, este desafio necessita-se de colaboradores, por isso atrevi-me a imitar o Amado Jorge e também “tomo da cuia de esmoler” e dirijo-me ao nosso estimado Governador Ruy Costa, estendendo-o esta solicitação colaborativa e respeitoso, atrevo-me, sabendo que por certo encontrarei abrigo, pois conhecemos a solidariedade do Governador, “filho da Liberdade”, bairro da negritude. Assim como Jorge “Não terei vergonha de solicitar o óbolo, a esmola” até termos juntado a quantia necessária.

 Ainda seguindo o ilustre Escritor: “Desavergonhado, pedirei aos que são meus amigos e àqueles que mal conheço. Quem se atreveria a negar à Senhora da Boa Morte? na altura, dizia Jorge”. E para posteridade e júbilo, assim como pensou Jorge, Adenor Gondim fará a fotografia… dos benfeitores reunidos em frente à casa restaurada.(Sede da Faculdade Steve Biko). “FAÇA SUA AÇÃO AFIRMATIVA SEJA SÓCIO DA BIKO”.

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia               ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social