IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Por Jamille Sodré

As grandes “semanas de moda”, as chamadas Fashions Weeks, são de grande importância para os designers de moda, pois é uma forma de mostrar seu trabalho e trocar experiência, com visibilidade para o mundo todo.

Na moda africana, diversos países como, África do Sul, Zimbabwe, Nigéria e Gana, promovem “semana de moda” regional, valorizando seus designers e principalmente sua cultura.

O destaque desse mês é o Zimbabwe Fashion Week, que foi criado pela designer Priscilla Chigariro, em 2011.

Nesta segunda edição, primavera/verão 2012, o Zimbabwe Fashion Week, traz a moda de renomados designers do continente africano e que têm seus trabalhos espalhados pelo mundo, por isso o nome dessa edição é “Rompendo Barreiras”. Muito interessante é ver a moda de Zuvva (que significa Sol em Shona*) criação da designer do Zimbabwe, Joyce Nyasha Chimanye, em 1994. Ela estudou na Academia Sul Africana de Tecnologia e Roupas na Cidade do Cabo, África do Sul, trabalhou para três principais fabricantes de vestuário em Harare antes de seguir por conta própria.

 

 

Podem observar que, uma característica marcante na moda dos designers africanos, é a utilização dos tradicionais tecidos africanos, figurados por diversas cores e formas.

Alguns designers romperam barreiras antes intransponíveis e chegaram num dos mais altos eventos de moda do planeta, o New York Fashion Week, como é o caso de Korto Momolu, que estréiou no evento em 2010. E esse ano também participa da versão primavera/verão 2012. Korto é designer de moda e estilista e nasceu em Monrovia, capital da Libéria, África Ocidental.

A moda africana está crescendo no mundo, e fortíssima na Europa, tanto que foi criado o African Fashion Week London, ou seja a semana da moda africana em Londres.

São tantos eventos que precisamos mais de “uma semana”.

Sugestão de Trilha sonora:

Música Africana – Oxam:

http://www.youtube.com/watch?v=aSzYjwMDF5Y&feature=relmfu

Fontes:

http://www.zimfashionweek.com/index.php/designers/2012

http://www.kortomomolu.com/biography/ 

*Jamille Sodré, Designer de Moda & Produtora de Moda. Sócia – Designer da Bettume, Moda de Estilo.

+contato: http://www.jamillesodre.blogspot.com

** língua de origem Bantu, falada no Zimbabwe + info.: http://en.wikipedia.org/wiki/Shona_language

Tags: , , , , , ,

Um Comentário para “Moda Africana Fashion Week”

  1. samanta disse:

    muita vida e felicidade nestas maravilhosas estampas

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia               ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social