IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Produtor cultural Sandro Santana lança livro sobre a Quixabeira de Lagoa da Camisa

“Amor de longe, benzinho. É favor não me querer, benzinho. Dinheiro eu não tenho, benzinho. Mas carinho eu seu fazer até demais…”. Em meados da década de noventa, essa música fez muito sucesso com uma famosa banda de Axé de Salvador, mas muitas pessoas não fazem ideia da origem desse canto. Essa música que se chama “Amor de Longe”   faz parte do repertório de cantos do Grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, que é uma das comunidades situadas numa área de transição entre o recôncavo e o sertão, que tem início no agreste baiano e se expande até a região sisaleira.

Os samba de roda e martelo, os bois de roça e roubado, as batas de café e de milho, as chulas, farinhadas e resisados fazem parte dessa memória oral transmitida por esses grupos de Quixabeira através do canto. Mesmo com todas as dificuldades sociais e políticas, essa tradição centenária ainda persiste nos dias atuais pelo talento dessas pessoas que, em sua maioria, são trabalhadores rurais que herdaram de seu antepassados essa tradição que continua perpassando gerações.

O livro Música e Ancestralidade na Quixabeira, lançado pela editora EDUFBA, é resultado do trabalho de produção de Sandro Santana com o grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa. Sua convivência e descobertas pessoais durante os dez anos com o grupo, o fez refletir sobre a necessidade de registrar o trabalho dessas comunidades, já que essa manifestação cultural está em decadência na região e devido a falta de ações mais incisivas das políticas públicas e a falta de interesse das novas gerações em dar continuidade a essa tradição faz com que esse processo difusor cultural se estagne, a ponto de não mais existir.Por isso, além de fazer uma análise crítica do processo realizado pelo grupo Quixabeira Lagoa da Camisa, o livro Música e Ancestralidade na Quixabeira serve como instrumento de discussão desse processo e divulgação dessa tradição que não pode morrer.

Para conhecer um pouco mais sobre o grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa veja os links:

http://www.myspace.com/quixabeiradelagoadacamisa/videos/na-comunidade-de-lagoa-da-camisa/104993342

http://vimeo.com/24963844

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.