IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Ilhéus e os Talentos na Música

Quando se fala na cidade de Ilhéus, a princesinha do sul da Bahia, obviamente vem à cabeça a obra de Jorge Amado. Mas se engana quem pensa que é só nessa área das artes que o município exporta talentos. Tem muita gente boa na área da música, com uma trajetória de respeito construída, e que vem de lá.

Saul Barbosa

A exemplo de Saul Barbosa, violonista e compositor, morto em 2010. Saul é reverenciado por artistas de todo o Brasil, totalmente influenciado pela bossa nova e pelo tropicalismo. Trabalhou com grandes nomes da música popular brasileira e é lembrado com muito carinho.

Clécia Queiroz

Cantora, atriz, dançarina e professora, Clécia Queiroz diz que a infância em Ilhéus foi fundamental influência para se empenhar no mundo das artes e da educação. Filha de um renomado advogado da cidade, a vocação de Clécia sempre esteve muito clara desde cedo, e mesmo tendo saído cedo para Salvador (motivada pelas aspirações profissionais), é Ilhéus que Clécia chama de casa.

O Quadro

Na ativa em Ilhéus há quinze anos, O Quadro é um dos mais antigos grupos de hip-hop da Bahia, e após inúmeros demos e EPs lançados, colocou na praça seu primeiro álbum. A banda tem influências  do old school e do new school do rap americano, sem deixar de colocar na sua música, elementos do ijexá, reggae dub e das guitarras de Jimi Hendrix. Com um detalhe importante: nada de playback ou bases. O Quadro é uma banda, com músicos e três MCs.

Itassucy

Contemporâneo de Saul Barbosa (amigo com quem chegou a morar junto), o ilheense Itassucy soma quase 40 anos de carreira, com uma trajetória de cantor e compositor que segue firme e forte. Itassucy é conhecido por todo o sul da Bahia, e em Ilhéus, atua como agitador cultural, onde cria projetos louvados pelo público, como o “Música na Praça”.

 

 

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.