IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

O espetáculo Amêsa está volta a Salvador

O espetáculo Amêsa é baseado no texto “Amêsa ou a Canção do Desespero” do dramaturgo angolano José Mena Abrantes, que vivenciou o contexto da luta pela independência angolana e acompanhou a guerra civil do país. Por isso, é impossível pensar a obra distinta da história de Angola, assim como não dá para separá-la da história do próprio autor.


O texto conta simbolicamente o decorrer de um século de guerras em Angola. O espetáculo se concentra nas cicatrizes deixadas pela recente guerra civil do país (1975-2002), a partir das memórias da personagem Amêsa, que revive e narra sua própria história.

 

Sua narrativa parte, não dos fatos, mas das marcas que ficaram em seu corpo e em sua alma, assim, a personagem embarca em um rio de lembranças e numa intensa busca pela própria identidade se deparando com sua condição humana e limitada. Um mergulho no inconsciente coletivo de um povo em busca de revelar e expressar uma Angola que ainda grita e sente na pele de seus filhos a dor da guerra, tudo isso abordado com a delicadeza, o requinte e a sutileza da poesia de Mena Abrantes.

 

O espetáculo Amêsa fará uma temporada curtinha de 4 apresentações no Teatro XVIII,  Pelourinho                     de 18 a 21 de Agosto de 2011  às 19:00                                                                                                                                                                Ingressos: 5 reais ( preço único!)

 

 

Por Andréa Chaves

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.