IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Bel Borba e os Aeroplanos Híbridos

bel-borba-6

Bel Borba nasceu em Salvador em 1957, e entrou para a Escola de Belas Artes da UFBA em 1976. Iniciou sua carreira com a aerografia, técnica que, segundo ele mesmo em entrevista ao Soterópolis, passou muitos anos.

Em Salvador, Bel Borba é um dos artistas mais vistos pela cidade, com obras feitas a partir de diversas técnicas, espalhadas em vários cantos e pontos da capital baiana.

Algumas das obras de Bel Borba podem ser vistas no Candeal, onde construiu uma serpente em aço inoxidável com 85 metros de comprimento, como também o mosaico que orna a bica do bairro, na Rua 18 de Agosto. Em 1997, Bel Borba lançou o projeto “novo grafismo de rua”, que lhe permitiu realizar uma iguana em mosaico numa encosta da avenida Juracy Magalhães. Logo depois, cobriu de mosaicos os pontos de ônibus, as árvores, as pedras, os postes e encostas na amaralina, na boca do rio, no contorno, na Avenida Garibaldi, no Rio Vermelho e na escola Cupertino Lacerda.

Recentemente, Bel fechou a trilogia “terra, mar e ar”. Depois de espalhar arte pelos muros e encostas de

Mosaico de Bel na Avenida do Contorno

Mosaico de Bel na Avenida do Contorno

Salvador, e de transformar sucata de velhos saveiros em esculturas, o irrequieto Bel Borba partiu para a experiência de pintar aviões. Duas aeronaves bimotores modelo Islander da companhia Aero Star foram pintadas pelo artista. Além dos aviões, a mostra, intitulada “Aeroplanos Híbridos”, durou apenas um dia,  e contou ainda com dez miniaturas do avião e mais dez telas em preto & branco, medindo cerca de dois metros.

As telas foram criadas a partir das plantas originais do bimotor. Bel digitalizou as plantas, e utilizou tecnicas de desconstrução, fragmentação, e recomposição, aliadas à pintura.

Assista o soterópolis dessa semana e confira a matéria que fizemos sobre ele!

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.