Expo Indisciplina, de Igor Souza

convite-indisciplinaIgor Souza escolheu a arquitetura como profissão e as artes plásticas como vocação. Ao perceber que a faculdade não lhe daria os conhecimentos necessários a sua atividade como artista foi atrás dos seus mestres. Nessa caminhada descobriu o trabalho de Guache Marques, Sérgio Rabinovitz e Carybé. Impressionado com a versatilidade deste artista argentino, que escolheu a Bahia para viver, desenhar e talhar a sua arte na madeira e gradis da cidade, Igor buscou a sua inspiração.

Mas foi com o Caetano Dias, artista conceitual, que Igor rompeu com a formalidade da arquitetura e deu asas ao seu imaginário. Com cores fortes “pichou” nos papéis as figuras estranhas da sua imaginação. A pichação e o grafite foram outros elementos que ajudaram nesta ruptura.

Hoje, mais seguro com o seu traço e com um estilo definido, Igor apresenta a primeira exposição indisciplinaindividual na galeria RV. A segurança ele diz, não surgiu do nada. Foram os trabalhos com o coletivo MiniUsina de Criação, responsável pela cenografia de várias peças teatrais, entre elas Canteiros de Rosas e recentemente Jeremias, o Profeta da Chuva, que lhe deram know-how. Com o grupo também participou da direção de arte do curta metragem Dez Centavos de César Fernando de Oliveira. Em breve, poderemos ver outro trabalho seu nas telas de cinema. A verdade é que Igor não pára e já está produzindo a animação Miúda e o guarda-chuva, onde assina a concepção visual e a direção de arte.