IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Cem Anos de Cinema na Bahia – Alexandre Robatto Filho

Alexandre Robatto Filho e seu amigo Carybé

Alexandre Robatto Filho, nasceu em 1908 em Salvador. Filho do protético Alexandre Robatto e dona Camilla Rocha Robatto, Alexandre Robatto Filho desde criança já demostrava uma inteligência rara e se formou ainda jovem em odontologia.No ano de 1938, Robatto inicia suas atividades no cinema, influenciado pela escola dos documentaristas ingleses, e registra situações extraordinárias e do cotidiano da capital baiana.

Robatto é considerado o pioneiro do cinema baiano e deixou 25 títulos, entre eles “Vadiação”, “Desfile dos Quatro Séculos” e “Entre o Mar e o Tendal”. Antes de Alexandre Robatto, Diomedes Gramacho e José Dias da Costa já faziam cinema na Bahia, mas seus registros foram destruídos em incêndios.

Amigo do artista plástico Carybé, Alexandre Robatto Filho também se aventurava em outras linguagens artísticas, como a pintura, a literatura e a fotografia e através do cinema deixou importantes registros para a história e a tradição da Bahia.


Para saber detalhes da vida e obra de Robatto, o Soterópolis indica o artigo escrito por Tadeu Bahia, sobrinho do pioneiro, publicado no Setaro’s Blog

Artigo: Alexandre Robatto Filho por Tadeu Bahia

Títulos de Alexandre Robatto Filho:

Àguas da bahia

A Marcha das Boiadas

A Volta de Ruy

Carnaval

Caxixi

Desfile dos Quatro Séculos

Entre o Mar e o Tendal

Exposição Pecuária – 1949

Favelas

Festa do hawaí

Ginkana em salvador

Igreja

Invenções

O Regresso de Marta Rocha

Organizações Suerdieck

Pecuária Baiana

Pecuária Baiana – 1953

Quando o Chico Foi Preso

Quatro Séculos de Pecuária

Swerdieck

S/A Wildberger

Um Milhão de Kwa

V Exposição de Animais

Vadiação (Ver trecho do filme aqui)

Xaréu


Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.