IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

AMPLIFICADO – Década de 70

Logo-AMP3

O quadro Amplificado deste mês fala sobre o rock da década de 70, e a revolução musical que aconteceu durante esse período.

Carol Ribeiro e Leonardo Leão

Carol Ribeiro e Leonardo Leão

As mudanças não foram apenas na música, mas principalmente na forma de se consumir o rock e também na questão comportamental e estética. O jornalista e músico Leonardo Leão, e o músico e fundador da banda Cascadura, Fábio Cascadura falam mais sobre o assunto. Foi em 70 também que se configura o movimento punk. Com ele, uma nova forma de se fazer música toma conta dos jovens e das bandas de garagem do mundo todo. Moda e comportamento também foram fundamentais para o crescimento e popularização do movimento, sendo Malcom McLaren o maior responsável pela sua disseminação. McLaren foi o empresário da banda Sex Pistols. Era estilista e foi casado com a também estilista Vivienne Westwood. Juntos abriram uma loja de roupas em Londres, a SEX, sendo depois consagrados como responsáveis pelo surgimento da estética punk, tão ulitizada e difundida até hoje.

Sid and Nancy

Sid and Nancy

Sobre o movimento punk, o artista plástico Miguel Cordeiro, e o músico Eduardo Scott contam suas experiências. Uma dica é o filme “Sid and Nancy” de 1986, que conta a história de Sid Vicious, o baixista do Sex Pistols, vivido neste filme por Gary Oldman. Um filme muito legal, que trás um pouco desse universo punk da Inglaterra nos anos 76, 77..

O Metal também começa a dar seus primeiros riffs, com o surgimento de bandas como o Cream, o Rush, Led Zeppelin, Deep Purple e o Black Sabbath, mais obscuro. O Termo “Heavy Metal” começa a ser utilizado e se desenvolve tanto durante a década de 70 que dá origem a mais de 20 subgêneros diferentes de metal. Sobre isso, está no Amplificado trechos do documentário “Metal, a Headbanger’s Journey”, lançado em 2005, e dirigido por San Dunn. Se você é fã de metal e não viu ainda, recomendo!

Documentário Metal - Uma Jornada pelo mundo do Heavy Metal, 2005

Documentário "Metal - Uma Jornada pelo mundo do Heavy Metal", 2005

A década de 70 parece ter sido o momento em que o rock se consolida e se populariza e é daí que surgem as bases para tudo que vem acontecer depois na música feita pelos tradicionais voz, guitarra, baixo e bateria. É quando os jovens se sentem totalmente livres para se expressar e fazer música, pois o punk trouxe de vez esse contexto de liberdade, do “faça você mesmo” e da atitude rock acima de tudo. Ao mesmo tempo o metal cria suas tribos, aquele mundo cheio de simbolismos onde os jovens mais tímidos e solitários finalmente se identificam. É o momento de se falar de humanidade, de se questionar, de voltar ao grito inicial do rock que é sobretudo de liberdade!

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.