IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Yumara Rodrigues, o monstro da cena

Considerada a primeira dama do teatro baiano, a atriz comemora 50 anos de carreira com a estréia da peça “Monstro”, patrocinada pelo programa Mestres da Cena, da secretaria de cultura do estado da Bahia

yumara rodrigues_monstro_1“Monstro” reúne textos de várias fases da carreira de Yumara Rodrigues, de autores como Eugène Ionesco, William Shakespeare, Tennessee Williams, Samuel Beckett e diversos outros da dramaturgia universal. No palco, a artista revive personagens memoráveis de sua trajetória, como “Mãe Coragem e Seus Filhos” (Brecht, 1941), papel muito desejado por ela, encenado na Bahia em 1998, com direção de Luiz Marfuz. A dramaturgia do espetáculo é de Marcos Barbosa, que costurou as cenas com textos poéticos e a intervenção de uma personagem ao mesmo tempo mítica e realista, interpretada por Caio Rodrigues.

 

 

 

 

yumara rodrigues_monstro_3Mito também é a idade da atriz, que já passou dos 70 anos. Mas, a idade fica em segundo plano diante da disposição e do desempenho de Yumara. Em cena, ela demonstra muito vigor e o mesmo domínio e apuração da técnica acumulada nos 50 anos de profissão.

A programação em homenagem à atriz continua em 2011, com o lançamento de um documentário, a realização de uma oficina e um seminário com a artista.

Todo o talento de Yumara Rodrigues no Soterópolis desta semana. Quinta-feira, 22h. Reprise no domingo, às 18h.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.