IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

O universo da gastronomia italiana

news-italian_food_productsUm bom mochileiro que se preze sabe que pode não encontrar um teto para dormir, nas aventuranças por este mundo de meu Deus. Entretanto, sabe que, em alguma esquina, encontrará um restaurante italiano para lhe saciar a fome. E para entender um pouco sobre o universo chamado gastronomia italiana, a equipe do Soterópolis foi até o Centro Histórico de Salvador, mais exatamente no Ristorante La Figa, para saber pela visão de quem mais entende da comida do país: o italiano Salvatore Di Stefano.

A gastronomia italiana é conhecida pela simplicidade dos seus ingredientes e temperos, mas que, unidos a tradição dentro das casas de mammas e nonnas, dão o sabor especial desta comida adorada por milhares de pessoas. Temperos como o manjericão, o açafrão, o tomilho, o alecrim e ingredientes simples como tomate, berinjela, carnes e peixes, se misturam a uma massa fresca em casa, resultam num belo e vistoso prato.

Durante a entrevista, Salvatore nos explicou muito do que não conhecíamos da comida italiana. Explicou que, em razão desta popularidade da comida do país, muitas pessoas identificam alguns pratos como pertencentes a esta culinária, quando na verdade não são. Por exemplo, o macarrão a carbonara, aquele conhecido pela presença do bacon, creme de leite e ovos, é um prato internacional. Salvatore explica que a receita é originariamente da Itália, mas se trabalha com outros ingredientes. A sua popularização transformou o prato neste que conhecemos.

Sabe aquele filé a parmegiana que você sempre comeu achando que se tratava de um típico prato italiano? Não, não existe. Salvatore explicou que na Itália não se mistura carne com molhos, e tampouco se acrescenta queijo nesta misturas. O filé a parmegiana, então, seria uma adaptação do que se chama lá de parmegiana, que é a berinjela coberta com queijo e molho de tomate.

italian_food2Italiano da cidade de Padova, na região de Veneto, no norte da península itálica, Salvatore veio a Salvador com a intenção de montar seu próprio negócio e mostrar um pouco da comida que aprendeu com a família. A relação entre gastronomia e cultura, na Itália, é muito forte: o domingo é o dia mais importante para os italianos. O ritual começa pela manhã, com a ida a igreja. Na volta, dá-se início a preparação de pratos e o momento de comer, que leva o dia todo.

Salvatore contou um pouco das diferenças regionais dentro da culinária italiana, como acontece no Brasil: a relação com o clima e a cultura. As regiões do norte da Itália, como são mais frias e montanhosas, possuem pratos ligados a cultura do gado e a criação de outros animais como javali, coelho. As cidades que beiram o Mar Mediterrâneo, principalmente as que ficam no sul da península, trabalham mais com peixes e possuem uma lista de ingredientes mais leves. É a região que utiliza mais o tomate, a berinjela.

Na nossa reportagem, apresentamos o prato fettuccine profumo di bosco , um prato com 3 tipos de cogumelo (shimeji, shitaki e champignon fresco). Abaixo, anote os ingredientes e confira as dicas de Silvino Aguiar, chefe do Ristorante La Figa, para preparação deste prato:

INGREDIENTES

50g de três tipos de cogumelos: shimeji, shitaki e champignon fresco
50g tomate sem pele e sem caroço em cubos
50ml molho de tomate pelati
Salsa fresca
Dois dentes de alho
Vinho branco seco
Sal, azeite e pimenta a gosto

MODO DE FAZER:
O chef do Ristorante La Figa, Silvino Aguiar, nos ensina, passo a passo, como fazer o fettuccine a profumo di bosco

<object classid=”clsid:d27cdb6e-ae6d-11cf-96b8-444553540000″ codebase=”http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=10,0,0,0″ width=”512″ height=”462″ id=”player” align=”middle”><param name=”allowScriptAccess” value=”sameDomain” /><param name=”allowFullScreen” value=”true” /><param name=”movie” value=”http://www.irdeb.ba.gov.br/components/com_mediaz/playerVideo.swf” /><param name=”quality” value=”high” /><param name=”wmode” value=”transparent” /><param name=”bgcolor” value=”#093852″ /><param name=”FlashVars” value=”xmlLocation=http://www.irdeb.ba.gov.br/index.php?option=com_mediaz|task=view|view=media|format=ajax|id=253″><embed src=”http://www.irdeb.ba.gov.br/components/com_mediaz/playerVideo.swf” quality=”high” wmode=”transparent” FlashVars=”xmlLocation=http://www.irdeb.ba.gov.br/index.php?option=com_mediaz|task=view|view=media|format=ajax|id=253″ bgcolor=”#093852″ width=”512″ height=”462″ name=”player” align=”middle” allowScriptAccess=”sameDomain” allowFullScreen=”true” type=”application/x-shockwave-flash” pluginspage=”http://www.adobe.com/go/getflashplayer” /></object>

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.