IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Viver com menos pode significar viver melhor e com mais liberdade!

Um origami de papel jornal para substituir o saco de lixo do banheiro. A tarefa pode até dar trabalho no início, mas não é que a ideia é boa e pode salvar o planeta! Essa iniciativa foi tomada pela artista Juliana Bestetti. A proposta está no site Tecer-o mundo. É lá que Juliana apresentou, durante 365 dias do ano, soluções simples e que podem ser feitas em casa por qualquer um de nós.

Mas quantas pessoas estão conectadas com o mesmo propósito da artista? Será que há um movimento mundial de desaceleração do consumo ou as pessoas estão embarcando em um novo modismo?

Daí veio a provocação: De quanto você precisa para viver? É possível trocar o carro pela bicicleta? Optar pelos brechós ou até mesmo trocar roupas com as amigas? A questão parece clara, precisamos esquecer o  produto final para entender como isso que estamos consumindo foi produzido.

Para esta reportagem, conversamos com a turma da Rede Moinho que trabalha com agricultura familiar e comércio justo e solitário. E também falamos com Juliana Timbó, que já trocou o carro pela bicicleta e optou por arrumar a casa usando objetos desprezados mas que estavam em bom estado de uso.

Conheça a experiência de quem anda buscando novas alternativas para o mundo!

 

Caroline Vieira

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.