IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

As produções audiovisuais feitas por índios

Sessões de cinema com filmes feitos por índios e que tratam de questões indígenas.  É a proposta do Cine Kurumin – Mostra de Cinema Indígena, que chegou a quinta edição. O projeto já percorreu diversas aldeias, mas só chegou a Salvador agora em março de 2016.

Foram exibidas 32 produções entre curtas, médias e longas-metragens, no Palacete das Artes, sob a curadoria da antropóloga Thaís Brito. Os cineastas indígenas Takumã Kuikuro (Os Kuikuro se apresentam, 2006, e ETE Londres – Londres como uma aldeia, 2016) e Zezinho Yube (Ma ê Dami Xina: Já me Transformei em Imagem, 2008) exibiram os filmes na mostra e conversaram com a equipe do Soterópolis sobre a importância dos próprios indígenas assinarem as produções.

cinekurumin

 

Um dos convidados do evento foi Vincent Carelli. Com 40 anos de indigenismo, ele iniciou em 1987 o Vídeo nas Aldeias, um projeto que coloca o vídeo a serviço dos projetos políticos e culturais dos índios (www.videonasaldeias.org.br).

De 01 a 03 de abril, os filmes do V CINE KURUMIN vão ser exibidos na Aldeia Kiriri. Mais informações em cinekurumin.wordpress.com

Denise Dias

 

cinekurumin_b

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.