IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

NÓS, RATOS, JÁ NASCEMOS LIVRES!

Por Edinaldo Junior

Espetáculo infantil aborda o tema dos rolezinhos

Três ratinhos que resolveram fazer um ‘rolezinho’ no shopping. O espetáculo musical ‘O Bonde dos Ratinhos’ aproveita o tema polêmico dos movimentos de contestação que marcaram os centros comerciais de São Paulo, no ano passado, para discutir temas sobre a liberdade e o preconceito social. As histórias são construídas através da linguagem musical, uma mistura de ritmos que rendeu a indicação ao premio Braskem de teatro na categoria especial.

Depois da estreia, em outubro do ano passado, o Bonde do Ratinho comemora a indicação para outra categoria também, a de melhor espetáculo infanto-juvenil. A diretora Zeca de Abreu escolheu o caminho da ludicidade para falar de temas como a liberdade de escolha, o preconceito racial e social.

O texto é assinado pelo baiano Isac Tufi e as cenas criam um ambiente leve e engraçado para refletir sobre preconceito, as diferenças e a importância da amizade. O cenário é assinado pelo artista plástico Williams Martins, que faz intervenções em uma mesa e as imagens desses desenhos, que ganham forma na hora do espetáculo, são reproduzidas em telões espalhados pelo teatro. O Bonde dos ratinhos é acessível a pessoas com deficiência visual através do recurso de audiodescrição.

 

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.