IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

SALVADOR É DIVERSÃO O ANO INTEIRO?

Por Zeca Forehead

Reza a lenda que Salvador é festa o ano inteiro. Se chega um turista na cidade, o cabra chega ávido pela gandaia, mas há imensas chances de chegar em um bairro turístico como a Barra numa noite de sábado e se decepcionar (salvo raras exceções como o Groove Bar ou alguns botecos de caranguejo das redondezas).

Se quer aproveitar a boemia baiana, vá pro bairro do Rio Vermelho: restaurantes, bares, tabuleiros de acarajé, concentração de gente na rua, e o assunto que nos interessa aqui: casas de shows. A quantidade de casas de shows que ofereçam cultura e entretenimento não é tão satisfatória quanto parece, principalmente se você busca atrações que saiam do óbvio oferecido pela grande mídia (axé, pagode, sertanejo, funk, etc). O Rio Vermelho concentra a maioria dessas pautas em locais como o Portela Café, Lalá Multiespaço, Commons Studio Bar, Rhoncus, Dubliners Irish Pub e até um bar que leva nome de personagem do seriado Chaves: Seu Madruga.

Ok, casas que comportam um público de 100 a um máximo de 350 pessoas. Mas e se você quer ver uma atração de um porte um pouco mais elevado de popularidade, que reúna em torno de 2000, 2500 pessoas? Este espaço não existe em Salvador, ou pelo menos não está disponível para um trabalho de curadoria, responde apenas ao mercado. A Concha Acústica doTeatro Alves (atualmente em reforma) atende à diversidade mas é uma casa para 5 mil pagantes, só cabe produção grande.

Os desafios são grandes… se você parasse pra avaliar a quantidade de custos com que um gestor de casa de show tem que arcar, pensaria duas vezes antes de entrar no ramo. Imagine aí: uma casa que só funciona sextas e sábados (praticamente) paga água, luz, telefone, energia elétrica e (em alguns casos) internet todos os dias da semana. Isso sem falar em segurança, funcionários, aluguel do imóvel (em alguns casos). Mas é isso. Se você está em Salvador e quer se divertir na night, procure com carinho que você acaba encontrando coisa legal.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.