IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

TEATRO PARA SENTIR: UM PROJETO ENGAJADO E COMPROMETIDO COM A ACESSIBILIDADE

Por Vania Dias

Teatro Para Sentir

Que contribuição a arte pode ter na vida das pessoas? E quem pode ter acesso a tantos bens culturais que são produzidos no nosso estado? Se a arte e a cultura são direitos que devem ser acessados por todos, na prática como isso acontece? Curiosos por este assunto, a equipe do Soterópolis assistiu e acompanhou a vivência de quem foi ao teatro para participar do projeto “Teatro para Sentir”.

Esse é um projeto criado em 2014 pelo “coletivo diverssa” que, ao longo do ano, produziu diversas iniciativas voltadas para a ideia da diversidade e dos direitos culturais. Ao todo, foram 10 apresentações de duas montagens adultas e uma infantil. Os espetáculos garantiram com recursos de audiodescrição e tradução em libras (linguagem brasileira de sinais) a inclusão do público de cegos e surdos.

Pra dimensionar a importância deste projeto, experimente vendar os olhos ou tapar bem os ouvidos e assistir a uma peça de teatro. Como você iria se sentir? Será que conseguiria captar o que se passa no palco? Bem difícil, né? Assim acontece com as pessoas cegas e surdas que se aventuram em muitos espaços culturais baianos. Neste contexto, o “teatro para sentir”, dá um passo importante no fortalecimento de uma cultura acessível e inaugura em salvador uma maneira possível de fazer do teatro uma arte – verdadeiramente – capaz de abraçar a diversidade.

Ficou curioso? É só ligar a sua TV no canal 2 ou acessar o nosso site: www.irdeb.ba.gov.br para saber mais sobre o projeto e sobre o espetáculo que acompanhamos. O nosso encontro é às 22h, no melhor da programação cultural da TVE-BA. Esperamos você!!!

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.