IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Ritos de Passagem, o novo filme de Chico Liberato


Você já ouviu falar no filme Boi Aruá? Dirigido pelo artista plástico e cineasta Chico Liberato, foi o primeiro longa metragem em animação feito na Bahia (e o terceiro no Brasil), lançado em 1983 – numa época em que para se fazer desenho animado, não se contava com a ajuda de computadores e seus programas de ilustração, animação e efeitos. Boi Aruá traz um estilo marcante e visual totalmente baseado nas xilogravuras e nos cordéis, e deu a Chico Liberato e equipe, uma série de prêmios que constituem a carreira gloriosa desta obra. E é bebendo da mesma rica fonte da cultura nordestina, que Chico prepara em ritmo de trabalho intenso seu mais novo trabalho: Rito de Passagem.

O argumento de Ritos de Passagem é o seguinte: o guerreiro e o santo (figuras inspirada em Lampião e Antônio Conselheiro respectivamente) morreram, e suas almas são encaminhadas à barca de Caronte – um ser da mitologia antiga que transportava os vivos para o mundo dos mortos – e ao longo da viagem, os personagens relatam fatos de suas trajetórias na esperança de que chegassem a uma conclusão justa para seu julgamento perante as forças divinas.

Chico Liberato conta com uma equipe talentosa. O roteiro ficou por conta de sua esposa, Alba Liberato, e a película tem a participação de nomes como Xangai, Jackson Costa e Margareth Menezes. A canção tema vem de uma das mais representativas vozes da cena nordestina: Elomar Figueira de Melo.

Há a previsão de que Ritos de Passagem seja lançado ainda em 2010. Fiquemos atentos à estréia do longa, porque vem coisa muito boa por aí.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.