IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES – É PROMESSA NO MERCADO EDITORIAL LOCAL

Por Caroline Vieira

A Internet mudou de forma definitiva a nossa maneira de lidar com o mundo. No campo da literatura, as publicações vêm assumindo o formato de e-books, que cada vez mais dominam o mercado, virando febre, especialmente entre os mais jovens.

Na contramão deste processo, uma turma de editores vem experimentando o modo artesanal de publicação dos livros. O produto leva o charmoso nome de livro objeto. A característica artística, com ajustes manuais, feitos em serigrafia e com costura delicada recupera o estatuto de arte, diferente das produções industriais famosas pelas grandes tiragens.

Populares no Sul do país, as publicações independentes começam a conquistar espaço no nordeste. O Soterópolis conversou com a ilustradora Flávia Bonfim responsável pela editora Movimento Contínuo. Entre os títulos da pequena editora está o livro “Ciganos”, do fotojornalista Rogério Ferrari.

Além de Flávia, o pessoal do Sociedade da Prensa vem causando barulho no Santo Antônio Além do Carmo. Os garotos têm conseguido desaguar o trabalho na Feira de Arte Maravilha e esquisitices.

A Universidade Federal também está de olho neste filão. A Tiragem e a de Dibolso são publicações independentes produzidas no meio acadêmico pelos professores Taygora Aguiar e Cristiano Piton. As edições funcionam como oficinas de experimentação gráfica.

Quer saber mais sobre o assunto. Assista ao Soterópolis desta semana.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.