IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Aristides Alves comemora 40 anos de fotografia

Por Denise Dias

Aristides-229x300

Aristides Alves

Um dos nomes que marcam a história da fotografia na Bahia é Aristides Alves, um mineiro de nascença que se tornou baiano por opção. Ele se radicou em Salvador em 1972. Aqui cursou biologia (1977) na Universidade Federal da Bahia. Até então, a fotografia entrava na vida de Aristides como hobby. A situação se inverteu depois que ele recebeu um convite para trabalhar na Bahiatursa como fotógrafo.  Em 1983, Aristides também resolveu estudar jornalismo na Ufba.

Até o momento Aristides tem 13 livros autorais publicados. Mas sua trajetória também dá um livro, já que acompanhou de perto as mudanças enfrentadas pela fotografia nas últimas décadas. Aristides foi um dos fundadores da FotoBahia, junto com Célia Aguiar, Adenor Gondim, Maria Sampaio e Isabel Gouvêa. E também foi sócio-fundador da ASA, primeira agência baiana de fotografia. Ele lembra que, naquela época, era bem diferente a relação com a imprensa. Os próprios fotógrafos se pautavam. Hoje existem jornais que nem sequer estão contratando fotógrafos.

 Neste ano, Aristides Alves comemora 40 anos de fotografia com a exposição “É Brando o Dia, Brando o Vento”, em cartaz na Alma Fine Art & Galeria, No Rio Vermelho, Salvador, com curadoria do próprio fotógrafo. O título da exposição é inspirado no poema abaixo de Fernando Pessoa.

 É BRANDO O DIA, BRANDO O VENTO 

(Fernando Pessoa,”Cancioneiro”)

“É brando o dia, brando o vento / É brando o sol e brando o céu. 

Assim fosse meu pensamento! / Assim fosse eu, assim fosse eu! 

 Mas entre mim e as brandas glórias / Deste céu limpo e este ar sem mim 

Intervêm sonhos e memórias… / Ser eu assim ser eu assim! 

Ah, o mundo é quanto nós trazemos. / Existe tudo porque existo. 

Há porque vemos. / E tudo é isto, tudo é isto!”

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.