IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Perfil Antonio Cedraz

Por Zeca de Souza

FOTO-CEDRAZ Antônio Cedraz nasceu em uma fazenda no município de Miguel Calmon, Bahia. Cresceu na cidade de Jacobina, onde descobriu seu traço e deu os primeiros passos rumo à carreira de cartunista. Tornou-se professor e bancário, de onde tirou o sustento e pôde investir em sua criação.

Veio a Salvador onde percorreu as redações de jornais e revistas e conseguiu publicar tiras  diversas. Passou pela Tribuna da Bahia mas foi no jornal A Tarde que sua criação mais célebre  ganhou o gosto popular.

A Turma do Xaxado é fruto das andanças de Cedraz pelo interior da Bahia, de onde ele extraiu cada traço cultural do povo sertanejo para composição de seus personagens e argumentos. Tirinhas, livros, cartilhas educativas e participações e eventos fizeram de Xaxado e sua turma item célebre do quadrinho baiano.

A convite do editor Sidney Gusman, Cedraz participou do álbum comemorativo MSP 50, que comemora os cinqüenta anos de carreira de Mauricio de Sousa, com liberdade criativa para construir uma história com a Turma da Mônica. Cedraz bolou um argumento em que o sujinho Cascão encontrava a Turma do Xaxado cá no sertão baiano e adorava o fato de não chover.

Antônio Cedraz é o maior vencedor do prêmio HQ Mix fora do eixo Rio-São Paulo, tendo levado o troféu seis vezes. Trata-se da mais importante premiação do quadrinho nacional.

Cedraz segue produzindo material educativo que é distribuído em escolas de todo o país. E em breve, veremos a Turma do Xaxado em desenho animado também. Fique ligado nos novidades no site.

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.