IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de dezembro de 2015

dez
28

Fernando Guerreiro faz avaliação das atividades empreendidas na gestão 2015 da Fundação Gregório de Matos

Postado por soteropolis

Por Vania Dias

fernando guerreiro

Fim de ano é sempre – mais ou menos – igual. Todo mundo acelerado para finalizar e cumprir com as metas pensadas para o presente, ao mesmo tempo em que arruma as gavetas da vida para planejar o que se quer do ano que virá.

Neste clima de avaliação do que passou e de reflexão sobre os desafios que precisam ser encarados na gestão cultural de órgãos públicos, o Soterópolis convidou o produtor e diretor teatral Fernando Guerreiro, que desde 2013 preside a Fundação Gregório de Matos, para saber que saldo avaliativo ele faz deste 2015.

Fernando nos contou sobre os projetos que deram certo e que, por isso, terão continuidade no ano que vem; enumerou os entraves que ainda se colocam como pontos desafiadores e prospectou o 2016 que vem aí cheio de oportunidades de recomeço e de manutenção das conquistas já alcançadas. Como diz a música do Paulinho Moska “Tudo novo de novo”.

Esse papo todo vai ao ar na noite de natal, na tela da TVE-BA ou pelo nosso portal: www.irdeb.ba.gov.br  Aproveita a família reunida e acompanha esse conversa cultural com a gente.

dez
28

O que permaneceu e o que se modificou nos 40 anos de arte na Bahia?

Postado por soteropolis

maxim malhado

Artistas que assinam a mostra “Tempo e Linguagens” contam ao Soterópolis o que sentem e o que pensam sobre a trajetória das artes visuais baiana.

Por Vania Dias

A mostra “Tempo e Linguagens” apresenta um panorama da arte baiana nos últimos quarenta anos. A partir da abrangência de nomes e de estilos, a exposição proporciona ao público uma imersão em diversidades estéticas, variações temáticas – de materiais e de composições – em uma coletiva.

O trabalho reúne dezenove artistas de variadas gerações da Bahia: Almandrade, Almo, AyrsonHeraclito, Bel Borba, Caetano Dias, Cesar Romero, Christian Cravo, Florival Oliveira, Guache Marques, Iuri Sarmento, Justino Marinho, Marcio Lima, Maxim Malhado, NadiaTaquary, Paulo Pereira, Pico Garcez, Sergio Rabinovitz, Vauluizo Bezerra, ZivéGiudice.

Motivados por visitar o trabalho de nomes representativos da atual arte visual baiana em suas mais variadas tendências e caminhos, o Soterópolis aproveitou a presença desses artistas que assinam conjuntamente a exposição para pensar – com eles – sobre a arte contemporânea baiana nas últimas quatro décadas.

Refletir, analisar, confrontar, discutir, opinar, ver e saber de uma Bahia através dos pincéis, desenhos, esculturas e fotos de artistas plásticos e visuais, todos já consolidados na arte brasileira de hoje. O que permaneceu e o que se modificou nestes 40 anos? Você acompanha este assunto no Soterópolis de natal.

dez
23

Arrastão Visual

Postado por soteropolis

arrastaoNo próximo programa, vai rolar matéria sobre o projeto “Arrastão Visual”, que realiza oficinas de criação de vídeo a partir de softwares livres. Amanhã, às 21 horas, na tve ou pelo portal do Irdeb: http://www.irdeb.ba.gov.br/tveonline

dez
21

Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Postado por soteropolis

A mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que rolou na sala Walter da Silveira, é uma das pautas do próximo Soterópolis. Dia 24, às 21 horas, na TVE ou pelo portal do Irdeb.

 

mostracinemadireitoshumanos

dez
21

Star Wars

Postado por soteropolis

Estamos preparando uma matéria sobre a Saga Star Wars para o próximo programa. Dia 24, às 21 horas, na TVE!Star_Wars_The_Force_Awakens

dez
21

#DicaSoteropolis

Postado por soteropolis

O novo álbum da PJ Harvey, resultado de um processo criativo que a levou para Kosovo, Afeganistão e Washington, DC, tem previsão de lançamento para a primavera de 2016.

dez
21

DESTAQUES FIM DE ANO – SOTERÓPOLIS

Postado por soteropolis

Por Edinaldo Júnior

No dia 24 de dezembro, o Soterópolis faz um passeio pelos 40 anos de arte feita na Bahia. Aproveitamos a exposição Tempo e Linguagens, com temporada até o dia 30 de dezembro, na Galeria Paulo Darzé, para investigar a trajetória das diversidades estéticas e variações temáticas das artes visuais na Bahia desde a década de 70.

 

O programa traz também uma reportagem especial sobre a saga Star Wars, que lançou ainda este mês mais um filme da série, ‘Episódio VII – O despertar da força’. O filme é ambientado 30 anos depois do episódio VI, “O Retorno de Jedi”, que chegou aos cinemas em 1983. Na reportagem, conversamos sobre os detalhes que fazem da saga um dos maiores fenômenos da cultura popular.

 

Para começar o fim de ano planejando o bem estar em 2016, o Soterópolis resolveu descobrir quais são os sucos poderosos para a saúde. Conversamos com diversos conhecedores do assunto para saber os benefícios das bebidas poderosas para o funcionamento do nosso organismo.

 

No dia 31 de dezembro, o Soterópolis traz um especial para encerrar as atividades do ano refletindo a produção artística. Diversos críticos e especialistas avaliam os cenários artísticos da Bahia em 2015 e revelam os destaques do ano.

 

Sem esquecer a renovação que a virada do ano traz, fomos saber dos soteropolitanos quais são as expectativas para 2016. Nas ruas, as reflexões abordaram temas como a política, a educação, as relações de gênero (machismo, feminismo, casamento entre pessoas do mesmo sexo).

 

Pensando em mudanças, o Soterópolis encerra 2015 com uma reportagem especial sobre o lugar do museu: como conceituar o museu contemporâneo? O que o público pode esperar dele e que papel desempenha na construção da memória e do entretenimento? Na busca de entender um cenário de mudanças, estas e outras questões foram debatidas por artistas visuais e críticos da área.

dez
18

DISCO NOVO DA BANDA TOCO Y ME VOY

Postado por soteropolis

Domingo tem Soterópolis! Às 17:30.

Assista e saiba mais sobre o novo disco ‘ Reamanhecer’ da banda Toco Y Me Voy!11216583_937097863003110_5134857243363949044_n

dez
18

PAULINHO OLIVEIRA NO SOTERÓPOLIS

Postado por soteropolis

No Soterópolis desta semana exibimos uma matéria do musico Paulinho Oliveira. A sua trajetória está diretamente ligada ao rock produzido na Bahia desde a década de 90. Domingo tem de novo! Às 17:30!12322423_10207657178684139_6815225368177250945_o

dez
17

Destaques do programa de hoje

Postado por soteropolis
Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.