IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de setembro de 2015

set
29

Quinta-feira, 22h, Soterópolis!

Postado por soteropolis
set
29

Nesta quinta, 22h, Victor Brasil no Soterópolis!!

Postado por soteropolis

Victor Brasil é o tipo de músico que dificilmente imaginamos exercendo outra vocação. Nascido em uma família de notórios talentos musicistas, Victor apesar de jovem já possui uma estrada e tanto.

Quando tinha quatro anos foi presenteado pelos tios com uma bateria para crianças. O guri tinha tanto amor pelo kit infantil que a mãe dele escondia a bateria como castigo a alguma travessura.

Os estudos “valendo” mesmo vieram aos 12 anos quando passou a viver na mesma casa que o tio Marcelo Brasil (outro notório músico do cenário brasileiro) e a convivência mostrou a Victor que a prática do instrumento ia muito além do que ele havia descoberto até então.

Em um caminho natural, Victor foi pro rock – seu trabalho mais expressivo dentro desse universo foi com a banda Plane of Mine, com quem chegou a gravar um disco e ter videoclipe (Non Enhanced Head CT) campeão no festival de Cinema Gramado.

O jazz é uma de suas grandes paixões. Toca com o guitarrista Mou Brasil (também seu tio) e eventualmente com o virtuoso Jurassik Quartet. Já colaborou com quase uma centena de artistas e hoje é baterista da banda de Daniela Mercury – autodidata, Victor se dedica diariamente aos estudos e às novas possibilidades.

victor nbrasil

set
28

No nosso portal você vai encontrar todos as edições do programa. Escolha as matérias de sua preferência e aproveite!!

Postado por soteropolis

http://irdeb.ba.gov.br/tve/catalogo/media/view/7848

set
28

Curta e compartilhe Soterópolis!!

Postado por soteropolis

TESTE_3

set
25

Domingo ás 17:30 tem reprise do Soterópolis!

Postado por soteropolis

O curta-metragem Alegoria da Dor, dirigido pelo Matheus Viana, foi um dos vencedores da 8ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, realizado entre os dias 13 e 18 de setembro.
A mostra competitiva do LABRFF contou como oito longas-metragens e oito curtas, além de homenagens a Renato Russo (1960 – 1996) com exibições de filmes como Faroeste Caboclo (René Sampaio), Somos Tão Jovens (Antonio Carlos Fontoura), Parents (Thales Corrêa) e apresentação da banda-tributo Urbana Legion.
Desde 2008, foram mais de 300 filmes exibidos e 72 prêmios distribuídos no Los Angeles Brazilian Film Festival que promove e difunde o audiovisual brasileiro na capital mundial do cinema, Hollywood.

set
25

Curta e compartilhe, Soterópolis!!!!

Postado por soteropolis

TESTE_2_

set
25

Domingo ás 17:30 tem reprise do Soterópolis!

Postado por soteropolis
set
24

Homenagem a Adonias Filho.

Postado por soteropolis

Por: Denise Dias.

Lirismo para falar de assuntos pesados como morte e violência. Esta é uma das características do escritor Adonias Filho (1915 – 1990) mais destacadas pelos leitores. No ano do seu centenário de nascimento, o Soterópolis conversou com as escritoras Myriam Fraga e Gláucia Lemos para saber da importância da obra de Adonias Filho, que se destacou como jornalista, crítico, ensaísta e romancista.

Myriam Fraga relembra que foi bastante impactada pela leitura dos romances Servos da Morte (1946) e Corpo Vivo (1962). Já Gláucia Lemos faz questão de destacar o livro Luanda, Beira, Bahia (1971), que faz uma ligação entre Portugal-Brasil-Angola-Moçambique. Mas a zona cacaueira, no sul da Bahia, é a que mais se destaca na obra de Adonias Filho, que nasceu em uma fazenda, em Ilhéus, no auge da cultura do cacau.

Adonias Filho foi o quinto ocupante da cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras. Ele ganhou diversos prêmios literários. Além dos romances, escreveu para jornais do Rio deJaneiro e São Paulo, e dirigiu órgãos ligados à cultura e a sociedade civil. Em 1983, sete anos antes de sua morte, Adonias Filho recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia.

Adonias Filho

set
24

Retratos da cultura popular.

Postado por soteropolis

Por: Carolina Garcia.

O baiano Vinícius Xavier é formado em comunicação social, e trabalha em uma agencia de publicidade. Esse seria o seu único destino, caso a fotografia não aparecesse no seu caminho para mudar toda a perspectiva. Há doze anos, ele se dedica a registrar as manifestações da cultura popular e as belezas do cotidiano do homem comum.

Vinícius contou ao Soterópolis que encarou de forma mais séria a fotografia como uma profissão a partir de um curso ministrado por Walter Firmo em 2006, o Universo da Cor. “Eu fiz o curso, e ele abriu minha cabeça para o lado estético da fotografia, que era uma área que tava ainda muito primária no meu trabalho. Então eu comecei a observar isso na fotografia, comecei a estudar, comecei a buscar referencias, ver livros de fotógrafos daqui do Brasil, do mundo”, conta. Na carreira, acumula exposições e prêmios, além de belas imagens.

Para Vinícius, o que lhe move primordialmente é a cultura popular. Sua última grande exposição, que em 2014 passou por três cidades baianas – cachoeira, feira de santana e salvador – mostra a fé e a devoção dos romeiros de Juazeiro do Norte, devotos do “Padim” Padre Cícero. Seu novo trabalho, intitulado “Lebará – feminina força”, tem como figura central a pomba gira, personagem que transita entre o Candomblé e a Umbanda e que para Vinícius, suscita o debate em torno da questão de gênero, do feminino, da intolerância religiosa.

O que ainda o mantém numa dupla jornada seriam as dificuldades próprias do campo da arte, e da fotografia especificamente. Vinícius acredita que o mercado na Bahia ainda é muito fechado, embora em ascensão. “A gente precisa de mais espaço, mais incentivo e por isso, tem que viabilizar nosso trabalho de alguma maneira, e a maneira que eu encontrei foi essa, eu sou graduado em comunicação, atuo em agência e em paralelo eu caminho com a minha fotografia até o momento que eu possa migrar de vez pra fotografia e seguir com meu trabalho autoral”.

5857361288_195ebe683d_b

set
24

Curta e compartilhe Soterópolis, hoje, 22h na TVE Bahia!

Postado por soteropolis

TESTE_3

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.