IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de julho de 2015

jul
31

MESTRES DO YOGA

Postado por soteropolis

O Soterópolis desta semana apresenta três métodos do Yoga presentes na cidade de Salvador. Investigamos os fundamentos do Hatha, Iyengar e Vinyasa Flow.

As origens desta filosofia-religião estão difusas em espaços e períodos diferentes na Índia, ao longo dos anos surgiram ramificações que possibilitaram a criação das mais diversas metodologias.

Cada prática conquista o aluno de um jeito diferente, na matéria completa você vai saber quais as especificidades de cada metodologia. Em linhas gerais, todas contemplam a experiência correta da respiração combinada com diversas posturas. Resta descobrir qual o tipo de Yoga se parece mais com o seu estilo, pra isso basta assistir ao Soterópolis nesta quinta às 22h no canal 10 ou pelo portal www.irdeb.ba.gov.br.

jul
29

MARIELLA DO BRASIL

Postado por soteropolis

Por Carol Garcia

 

Um som que representa a maturidade. Assim o músico (e irmão) da cantora Mariella Santiago, Gilberto Santiago, define o cd ELLA, lançado este ano. É este o disco que dá o tom do DVD “Ella é do Brasil”, que a cantora começou a gravar este mês, com uma apresentação no Teatro Castro Alves. Mariella, que começou sua carreira cantando jazz, sintetiza os dez anos de carreira em um show em que explora referências do pop, do afro, do jazz e também do audiovisual, provocando o público a ter uma experiência interativa.

O show é dirigido por Pico Garcez, com quem Mariella já tem parceria e afinidade há tempos. É dele a ideia do diálogo entre a música de Mariella e o universo do audiovisual. As projeções são do  videomaker Caetano Brito e as imagens, do artista visual francês Pascal Héranval. “ A ideia é fazer uma relação entre música e tecnologia a partir do que as músicas de Mariella trazem e a iconografia baiana”, explicou Caetano ao Soterópolis. No palco, Mariella explora canções do CD, faz releituras e tem a companhia de Chico César, com quem divide a autoria da canção Calunga Exuberante. Para Gilberto, não há dúvidas de que é um momento importante na carreira de Mariella.  “Esse disco, esse dvd, ele tem realmente essa caracteristica marcante que é muito de Mariella, de fazer uma fusão de imagens, de sons, de ideias…”.

 

O DVD segue gravação em shows ainda por Feira de Santana, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Veja mais sobre o trabalho de Mariella no site www.mariellasantiago.com

jul
29

O PROGRAMA RADIOCA DA EDUCADORA FM 107.5 VIROU FESTIVAL DE MÚSICA

Postado por soteropolis

Por Zeca Forehead

 

Eis que o Radioca, o programa que a cada domingo passeia pela diversidade da cena musical brasileira na Educadora FM dá um passo adiante e chega à primeira edição do Festival Radioca. Com uma curadoria cuidadosa, artistas de estilos variados fazem dos dias primeiro e dois de agosto uma verdadeira celebração da música brasileira.

O programa existe há 8 anos na Educadora FM e os realizadores Luciano Matos, Ronei Jorge e Roberto Barreto sempre pensaram em ir além. Com atenção total sobre a música brasileira contemporânea prezando sobre a diversidade de gênero e de estilo, a escalação de atrações foi em busca de nomes que têm menos visibilidade na grande mídia mas nem por isso são menos importantes no cenário da música brasileira. Eis a programação:

01 de agosto (Sábado) – 16h

Apanhador Só (RS)

Cidadão Instigado (CE)

Ifá Afrobeat (BA)

Pirombeira (BA)

02 de agosto (Domingo) – 16h

Siba (PE)

Anelis Assumpção (SP)

Mulheres Que Dizem Sim (RJ)

O Quadro (BA)

Durante os dois dias de evento acontecerão shows, oficina, mesa redonda, Feira do Vinil, food trucks e o Mercadilho (feira de expositores apresentando seus produtos artisticamente desenvolvidos), que estarão esperando por você que gosta da boa música e que se envolve com os eventos culturais da cidade de Salvador.

Ingressos já a venda nas lojas Mito (Shoppings da Bahia, Salvador, Paralela), Midialouca (Rio Vermelho, Pelourinho) e no próprio Trapiche Barnabé durante os dois dias de evento.

Também é possível comprar online através do site: www.sympla.com.br/festivalradioca

Mais informações e detalhes no www.radioca.com.br/festival

jul
29

MUSEU DO VIDEOGAME

Postado por soteropolis

Por Zeca Forehead

 

A partir dos anos 80 quando os videogames se tornaram populares e entraram de vez na vida das pessoas, reunir a família em volta de uma televisão com um joguinho é uma das lembranças mais gostosas para muita gente. Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, a relação do jogador com o jogo eletrônico mudou e se diversificou. Hoje são variados os tipos de jogos e de ofertas no mercado, assim como varia também a experiência de imersão dentro de cada jogo.

O universo dos videogames se tornou tão vasto em 43 anos de existência que um caminho natural leva a iniciativas como o Museu do Videogame Itinerante, que há dois anos percorre o Brasil e já foi visto por mais de um milhão de pessoas.

No acervo do museu, consoles há desde jogos e acessórios que foram sucesso de popularidade e remetem à memória afetiva de quem jogou até itens raros que foram comercializados apenas no Japão por período experimental.

Sega Master System, Nintendo Entertainment System, Atari 2600, Odissey, Jaguar, Sega Mega Drive, Neo Geo, Super Nintendo, Nintendo 64, Dremcast, Game Boy, Game Gear, Wii, Playstation, a variedade é colossal.

Tendo circulado por quatro estados brasileiros, o Museu do Videogame Itinerante pretende alcançar não só as capitais do país como os municípios do interior. A julgar pelo sucesso que foi a passagem deles por Salvador, é muito provável que alcancem êxito.

jul
29

MARIELLA SANTIAGO NO SOTERÓPOLIS

Postado por soteropolis

Amanhã no Soterópolis, uma matéria sobre a gravação do dvd “Ella é do Brasil”, da cantora Mariella Santiago.

O programa está imperdível!

Às 22h na TVE Bahia ou pelo portal do IRDEB.

Foto: Débora Monteiro

Foto: Débora Monteiro

jul
29

FESTIVAL RADIOCA NO SOTERÓPOLIS DESTA QUINTA-FEIRA

Postado por soteropolis

Amanhã no Soterópolis, entrevistas super especiais sobre o festival Radioca!!!

Às 22h na TVE Bahia ou pelo portal do IRDEB.

 

11811475_875446745877619_5531775996433690248_n

jul
27

FILOSOFIA, SABEDORIA E CIÊNCIA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O MÉDICO HOMEOPATA DR. JORGE SÁ

Postado por soteropolis

 

Por Caroline Vieira

 

O que você anda fazendo com sua única vida? A pergunta filosófica feita pelo professor Saja durante uma entre as muitas entrevistas que já fizemos com ele, me atravessou ao redigir este texto para blog do Soterópolis sobre o médico homeopata Jorge Sá.

Médico Obstetra por formação e homeopata por formação e paixão, Jorge nos faz voltar ao tempo de uma escuta médica que parece não mais existir. Ouvir o paciente, compreender os seus sintomas ao invés de partir para o uso do medicamento é a sua missão.

Nesta entrevista exclusiva para o Soterópolis, Jorge nos fala sem subterfúgios sobre parto normal e cirúrgico. Sobre o excesso de medicação e como a vida contemporânea tem contribuído para o mal estar crônico da sociedade.

Polêmico, ele questiona também o uso de algumas vacinas. Ouvir o Dr Jorge é compreender que nós fazemos parte de um sistema integrado e que a saúde não está nas mãos da medicina como pensamos, mas em nossas próprias mãos.

jul
27

PROJETO PAS DE CUBA TRAZ BALLET CUBANO A SALVADOR

Postado por soteropolis

O Ballet Nacional de Cuba foi fundado em 1948, pela bailarina Alicia Alonso, uma das mais importantes de prestigiadas da América Latina. Desde então, criou-se uma metodologia única, que mescla as referências das Escolas tradicionais russa, francesa e inglesa, com técnicas específicas que valorizam o movimento do corpo latino, mais avantajado e expressivo.

Hoje é um dos métodos mais festejados pela dança mundial, e seus mestres estão espalhados pelas principais escolas de balé do mundo. No Brasil, no entanto, esse, esse método ainda não era tão difundido. Em 2007, após visitar a Escola em Cuba, a produtora Bernadete Faria se empenhou em trazer o método para o Brasil, e difundi-lo entre bailarinos e professores. Disso surgiu o Projeto Pas de Cuba, que através de um curso intensivo, realiza um espetáculo de Gala e oferece a possibilidade de alguns bailarinos brasileiros estudarem em Cuba, através de uma bolsa de estudos.

Este ano, o projeto chega à sua sétima edição e pela primeira vez, em Salvador. Nestes anos de projeto, conhecendo bailarinos soteropolitanos, Bernadete descobriu que a Escola Rosana Abubakir há mais de 20 anos trabalhava com o método cubano, e daí nasceu a parceria.

Alunos de diversas escolas participaram do curso intensivo, ministrado pelos professores cubanos Luis Aguilar e Mayra Lopes, na Escola Rosana Abubakir. No último dia 13 de Julho, o público pôde apreciar o resultado deste intercambio no espetáculo VII Gala Pas de Cuba, no Teatro Castro Alves. O historiador Miguel Cabrera, do Ballet Nacional de Cuba, veio prestigiar o evento e confirmou que o estreitamento de laços vai permitir a criação de um Ballet Lationamericano: “Estou certo que em pouco tempo estaremos falando de uma Escola Latina de Ballet, com cada país mostrando suas particularidades, sua idiossincrasia”.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: www.pasdecuba.com.br

 

11222234_874128966009397_3742792635257843578_n

jul
23

OS SELOS MUSICAIS

Postado por soteropolis

O que seria da cena independente mundial se não fossem os selos? Artifícios de segmentação criados pelas grandes gravadoras para administrar de forma mais atenciosa determinados artistas, a prática de lançamento e distribuição através de um selo musical se tornou a ferramenta ideal na odisséia de um artista independente – principalmente quando se trata do bom e velho rock.

Nacionalmente temos exemplos que marcaram história na música brasileira como o Baratos Afins (de Luiz Calanca, dono da loja de mesmo nome) e o Banguela Records (iniciativa dos Titãs responsável por nos trazer as estréias de Raimundos e Mundo Livre S/A).

Cá na Bahia o rock esteve muito bem representado. O principal nome, a BigBross Records do incansável produtor Rogério Big Bross foi responsável por lançar boa parte dos principais artistas locais na primeira década dos anos 2000 e ainda hoje é quem mantém quentes as prensas de discos pra rapaziada que tá na ativa. O São Rock Discos é outro selo a levar a bandeira adiante por aqui e o terceiro e mais jovem deles é o Brechó Discos.

O selo Brechó Discos é uma iniciativa do músico da banda punk Pastel de Miolos, Wilson PDM. Wilson trabalha apaixonadamente em prol da cena e após alguns anos de atividade já soma mais de cem lançamento através do selo, que além de cds, eps (extended play) e vinis já foi adiante, lançando até publicações literárias.

Dentre os lançamentos recentes, a banda de rock carioca Helga tem inspirado empolgação no selo e no público. Capitaneada por Vital (Jason) e Melvin (Autoramas, Carbona), a banda colhe bons frutos na parceria com o Brechó Discos.

Fique ligado no catálogo e nas novidades do selo, seguem links:

facebook.com/brechodiscos

brechodiscos.wordpress.com

 

jul
23

EXPO “ORIGEM” NO SOTERÓPOLIS DE HOJE

Postado por soteropolis

Hoje no Soterópolis, uma matéria super especial sobre a exposição “Origem – Retratos de Família no Brasil”, que apresenta fotografias de famílias brasileiras de diferente gerações, registradas pela fotógrafa Fifi Tong.

Às 22h na TVE Bahia ou pelo portal do IRDEB.

 

Foto: Fifi Tong

Foto: Fifi Tong

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.