IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de junho de 2014

jun
13

O incansável Mario Cravo Jr

Postado por soteropolis

Por Carolina Garcia

Mário Cravo Jr, uma das referências mais importantes da arte moderna no país, segue em plena produção aos 91 anos. O seu  Ateliê segue como espaço criativo em que ele transforma  sucata e pedaços inertes de materiais em aço inox, ferro bronze, cobre, em esculturas plenas de beleza e movimento.

Suas obras mais recentes estão reunidas na exposição homônima aberta na Galeria Paulo Darzé, na Vitória. Em 2013, outra exposição no mesmo espaço homenageou os noventa anos do artista mas esta edição ganha um contorno especial, que são obras inéditas e dedicadas à esposa Maria Lúcia Cravo, o que confere um tom fortemente emotivo à mostra.

Para o Galerista Paulo Darzé, a vivacidade do artista fazem com que expor as suas obras seja sempre uma experiência nova e rica. “Engana-se quem pensa que verá algo igual ou parecido ao que já tem de obra dele espalhada na cidade. As esculturas de Mário sempre trazem novidades. Além disso, ele priorizou o uso de materiais nobres para criar estas peças”.  Imperdível!

ccluxo-cravos-110-02

Veja crítica da exposição, por Claudius Portugal:

http://www.paulodarzegaleria.com.br/exposicao/mario-cravo-jr-2014/

 

 

jun
12

Orlando Senna

Postado por soteropolis

Por Zeca de Souza

Orlando Senna, cineasta, roteirista

Orlando Senna é uma daquelas pessoas fundamentais para a lucidez acerca do pensamento cultural do Brasil. Artista, militante e conhecedor o suficiente do passado recente para manter os olhos sempre abertos sobre o futuro.

Começou a se envolver com audiovisual ainda no começo dos anos 60 atuando como uma espécie de estagiário no filme: A Grande Feira de Roberto Pires. Em Tocaia no Asfalto, também de Pires, é que Orlando Senna atua profissionalmente. Mas a engatilhada definitiva como roteirista teve início com Coronel Delmiro Correia de Geraldo Sarno e O Rei da Noite de Hector Babenco.

Como diretor, Senna dedicou-se a um olhar sempre feroz sobre a realidade brasileira. Em Iracema – Uma Transa Amazônica isso fica bastante claro; é justo por conta dessa honestidade inconformada que no começo de sua carreira como diretor, dois de seus filmes foram destruídos pelas circunstâncias do golpe militar instaurado no Brasil nos anos 60 – um deles, pelo próprio produtor do filme em um ataque de pânico.

Em plena consciência da velocidade em que a tecnologia altera as possibilidades de realização de audiovisual, o cineasta mantém o pensamento atento ao que pode ser feito para o escoamento das necessidades de expressão artística e de comunicação, e compreende que a grande revolução dos dias atuais está nas relações humanas. As consequências disso? Não dá pra imaginar, mas Orlando Senna sabe que de médio a longo prazo, as coisas estarão bem diferentes.

jun
12

Futebol e Arte ( Parte 1 )

Postado por soteropolis

Por Marina Montenegro

A relação entre o futebol e a arte se faz presente nas diferentes áreas e serve de inspiração para a literatura, o cinema, a música, a fotografia, o teatro.

O animador Caó Cruz Alves se inspirou na final da Copa do Mundo de 1998, quando o Brasil perdeu para a França. Ele gravou a partida em uma fita VHS e em seguida criou a animação em cima da partida. O resultado foi o curta animado “Ouviram Alonzamfam”, título que mistura os hinos do Brasil e da França.

Já o músico Jonga Lima, aproveitou o clima da copa para inspirar o novo disco da banda Sambatrônica, “Copa e Cabana”. As músicas contém uma mistura de samba, funk e contemporâneo e foram inspiradas no futebol-arte,o futebol das jogadas bonitas, plásticas. Zico, Garrinha, Pelé, Maradona, Messi e outros jogadores foram alguns que inspiraram os músicos da Sambatrônica.

Primeira Esta semana, no Soterópolis, apresentamos a relação entre o futebol e a arte a partir da animação “Ouviram Alonzamfam” e “Copa e Cabana”.

 

 

jun
12

Na Rede

Postado por soteropolis

Por Ynaiã Rupert

  Após o fechamento da 2ª Bienal no auge da ditadura no Brasil, em 1968, a 3ª Bienal da Bahia foi inaugurada no dia 29 de maio e permanecerá por 100 dias, até o 7 de setembro. 
Com o tema “É tudo nordeste?”, em 2014, a Bienal apresenta ao público exposições, ciclos de cinema, performances, atividades educativas e conversas públicas, contando com mais de 150 artistas e 200 obras espalhadas por Salvador e outras 9 cidades do interior. Além de um circuito artístico baseado apenas em exposições, a 3ª edição marca o retorno da Bienal em 2014 com um importante resgate de sua história e memória, sem deixar de lado a necessidade de atualizar as intenções originais das primeiras edições do evento
  No portal: www.bienaldabahia2014.com.br , você encontra a programação completa do evento, além de informações sobre as atividades realizadas. 
jun
12

Janela

Postado por soteropolis

Por Ynaiã Rupert

FLIP – Muitas vezes a vida nos impõe obstáculos e cabe nós mesmos tirar as lições necessárias para seguir em frente. O curta transpõe essa metáfora para a vida de um skatista, suas quedas, manobras perfeitas e pensamentos.
O curta foi dirigido e roteirizado por Duane Carvalho e produzido por Simone Souza para o “The Walkers”, 1° Festival de Histórias Inspiradoras do Youtube, promovido por uma renomada marca de bebidas.

“Não existe futuro incerto. O caminho é construído ao percorrê-lo”

jun
9

Na Rede

Postado por soteropolis

Por Joris São Paulo

Essa semana o Na Rede do Soterópolis foca na educação pela internet.
Hoje com tanta tecnologia disponível seria pena utilizar essas ferramentas somente com futilidade e entretenimento . Estão disponíveis vídeo aulas grátis de numerosos sites brasileiros. Essa semana apresentamos um canal do YouTube dedicado a educação que irá ajudar quem tiver com dificuldades nas matérias escolares do ensino médio e fundamental. Clicando em “inscrever-se” você terá o canal nos seus favoritos do YouTube, aproveite.
youtubeforschools
” Uma parceria entre a Fundação Lemann e Google, criamos uma página exclusiva do YouTube na qual professores, escolas e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em português. A curadoria dos vídeos foi feita por professores especialistas e altamente capacitados, selecionados e coordenados pela Fundação Lemann. Num primeiro momento, os conteúdos disponíveis são voltados para o Ensino Médio e englobam as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia. O canal será constantemente atualizado com novos vídeos e, em breve, incluirá também conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Superior. “

(fonte: Canal YouTube Educação)

Link: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/featured

jun
6

Abertura da 3° Bienal da Bahia

Postado por soteropolis

Não estava na abertura da 3° Bienal da Bahia? O Soterópolis cobriu o evento e acompanhou tudo que aconteceu por lá.  Assista!

jun
6

Ponto G (Identidade)

Postado por soteropolis

O Ponto G exibido no último programa esclareceu alguns termos e identidades de gênero. Assista aqui a matéria completa!

 

 

jun
6

Cineclubismo na Bahia

Postado por soteropolis

O cineclubismo teve um importante papel na formação de um público consumidor crítico em relação à distribuição e exibição de filmes para a população durante a história do cinema no país. Entrevistamos membros do projeto Segundas Cineclubistas, o cineasta Cláudio Marques e o crítico de cinema Adalberto Meirelles sobre o cineclubismo na Bahia.

jun
6

Em busca da criatividade – Parte 2

Postado por soteropolis

 

Assista a segunda parte da matéria Em busca da criatividade. Entrevistamos Miriam Teles, a coordenadora da escola Acalento, sobre a criatividade na infância. Neste ambiente lúdico, a educadora Miriam Teles conversou com a equipe do Soterópolis sobre as atividades e especificidades do desenvolvimento criativo na infância.

 

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.